Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Colangelo, Antonio Carlos (Presidente)
Manfredini, Sidneide
Pinheiro, Marcos Roberto
Título em Português
Sobre as correlações entre geomorfologia e pedologia na caracterização do hidromorfismo no barranco escola
Palavras-chave em Português
Barranco-Escola
Geomorfologia
Pedologia
Nascentes
Biogeografia
Hidromorfia
Solos
Cambissolos
Gleissolos
Resumo em Português
O presente trabalho retomou, discutiu, e aprofundou algumas questões tratadas no campo da disciplina de Solos Tropicais 2015. Partindo do debate da consciência do solo e sua importância para uma política séria e bem intencionada nas questões ambientais e de desenvolvimento relacionou os conhecimentos da geomorfologia e da pedologia buscando uma análise integrada para entender os processos na ocorrência da hidromorfia para a sua caracterização. Dessa forma buscou fatores de influência na formação da hidromorfia e a relação entre eles em dois pontos: Ponto “A” topo Cambissolo – Perfil 04 Ponto “B” base Gleissolo – Hidromorfia As correlações de forças foram organizadas e observadas segundo o modelo hexagonal do sistema natural terrestre de superfície (três eixos que atuam na gênese e evolução do solo e do relevo: eixo do TEMPO: clima x rocha; eixo do ESPAÇO: solo x relevo e o eixo da MATÉRIA: água x biota) que permitiu mostrar as relações do solo com os demais elementos do sistema natural terrestre de superfície no chamado barranco escola no campus da cidade universitária da USP. A leitura de dados pedológicos e classificação do tipo solo foi importante em cada ponto, assim como delimitar a fronteira entre solo hidromórfico e solo não-hidromórfico na hidromorfia do “ponto B”. De uma forma geral buscou estudar o solo como um corpo tridimensional natural controlado pelo fator tempo, e superar essa definição compreendendo o solo como um recurso natural dinâmico, um sistema aberto em pseudo homeostase. Para esse movimento de superação e compreensão ecodinâmica do sistema solo utilizou-se a definição de BIDWELL (1965) o Solo é: “um sistema aberto, em equilíbrio dinâmico, cuja evolução é determinada pelos ajustes às condições ambientais e se dá no sentido de diferenciação das partes e das funções”. Procurou entender a importância da morfogênese para a pedogênese ao condicionar a circulação da água no solo, embora tudo neste seja controlado quimicamente, assim, o processo de laterização formará os óxidos de ferro que serão carregados pela água e, em parte, será reduzido, definindo um solo cinza escuro, pela Gleização. A identificação e delimitação da hidromorfia foi feita por tradagem. O relevo possui papel central na circulação da água no sistema solo. Assim, pensar a relação entre a morfogênese e a pedogênese é central para compreender a dinâmica dos processos geomorfo-pedogeneticos atuais na área de estudo e verificar quais fatores envolvidos e seus respectivos graus de influência nessa relação geomorfo-pedogênese. Para entender essa relação, é necessária a compreensão das correlações entre os fatores: Clima x Rocha; Solo x Relevo; Água x Biota, ou seja, entender o devir os eixos do tempo, do espaço e da matéria respectivamente. Um aspecto importante do eixo do TEMPO é o clima, o regime de precipitação. O principal fator de recarregamento do lençol freático e da manifestação de solos hidromórficos é o regime das precipitações, estando a ocorrência da hidromorfia diretamente relacionada ao sistema hidrológico. O controle térmico da mata atlântica também deve ser contemplado nesse eixo, afinal a vegetação exerce o controle do micro-clima: pelo adensamento da mata atlântica faz com que a temperatura permaneça na máxima eventual de aproximadamente 27°C. Ainda no eixo do clima, mas contemplando um aspecto endógeno, o substrato geológico é um Gnaisse da formação Butantã e sua característica da rocha ajuda a retenção da água na hidromorfia; essas características também potencializam a saturação do lençol. O eixo do ESPAÇO: o espaço é receptáculo da matéria, é nele que a água circula, a matéria cicla e a vida evolui, sendo o relevo é o fator central de gênese dos solos hidromórficos. Este condiciona não só a circulação da água no solo, mas imprime um ritmo e uma forma de evolução da pedogênese, assim, o relevo atua também sobre a saturação do solo, atua diretamente na velocidade do escoamento superficial da água, podendo controlar e limitar os processos pedogenéticos e geomorfológicos, afinal, quando a morfologia do relevo muda, a morfologia do solo muda também. O eixo do espaço compreende a gênese e a evolução do solo, contemplando os processos pedogenéticos importantes, como a Gleização: processo de formação do solo característico das condições de excesso de água (hidromorfismo). Nessas condições forma-se um horizonte Glei típico de Gleissolos e a Função Redox: O solo hidromorfico acaba por desempenhar processos químicos característicos como processos de Oxidação e Redução do ferro que acabam condicionando a acidez da água, o controle da acidez e dos nutrientes do solo, e definindo o mosqueamento ao redor da hidromorfia. No entanto, é imprescindível entender que o espaço não existe sozinho, que os solos dependem da matéria para existir. O eixo da MATÉRIA contempla a relação entre água e biota não apenas do ponto de vista da simbiose desses mas, por exemplo, d importante para a vida e para a manutenção dos nutrientes no solo e estando totalmente vinculada a vida. A água que exfiltra do solo possui coloração avermelhada devido ao forte teor de ferro oxidado dissolvido nela. A biota possui papel importante, afinal, as presenças de algumas espécies vegetais atuam como bioindicadores. A presença de Samambaias indica um teor alto de alumínio no solo e com a calagem sua predominância é menor (essa espécie depende de um solo ácido). A presença de Bananeiras que possuem a característica própria da demanda por nutrientes/ águas desse tipo de vegetal. Assim, pode-se sugerir, pelo fluxo de xilema nas bananeiras, uma presença significante de água no solo e a sustentação mecânica da bananeira qualifica indiretamente a textura do solo para uma textura média. Outro aspecto relevante da matéria é o fato de a erosão pluvial ser impedida, ou pelo menos muito retardada, por uma cobertura vegetal herbácea densa e por uma camada de detritos vegetais, principalmente, folhas mortas. Pode-se concluir que não existe antagonismo entre pedogênese e geomorfogênese. A simultaneidade entre esses processos consiste nas organizações pedológicas com a forma da vertente. O solo é controlado quimicamente, mas o que determina a propriedade é a evolução da estrutura geométrica e pedológica nos processos físico-químicos. As características físicas do solo são diferenciadas em função do posicionamento topográfico, isso atrelado a morfologia vai condicionar a dinâmica da água no sistema solo: fundamental para ocorrência da hidromorfia (Gleissolo). O relevo contribui para delimitação das fronteiras entre pedogênese e hidromorfismo. O Relevo é um dos fatores de formação dos solos e de diferenciação dos solos na área de estudo. Assim, o solo em locais onde o relevo é mais baixo (ponto “B”), implica em uma retenção da água.
Título em Inglês
Correlations between geomorphology and pedology in the characterization of hidromorphism in correlations between geomorphology and pedology in the characterization of hidromorphism in Barranco Escola
Palavras-chave em Inglês
Geomorphology
Pedology
Source
Biogeography
Hydromorphia
Soils
Cambissolo
Gleissolo
Barraco-Escola
Resumo em Inglês
The present work has taken up, discussed, and deepened some issues addressed in the field of Tropical Soils discipline 2015. Starting from the debate of soil awareness and its importance for a serious and well-intentioned policy in environmental and development issues related the knowledge of geomorphology and of the pedology looking for an integrated analysis to understand the processes in the occurrence of the hydromorphia for its characterization. In this way, it looked for factors of influence in the formation of the hydromorphia and the relation between them in two points: Point "A" Above Cambissolo - Profile 04 Point "B" base Gleissolo - Hydromorphia The correlations of forces were organized and observed according to the hexagonal model of the natural terrestrial surface system (three axes that act on the genesis and evolution of soil and relief: TIME axis: climate x rock; SPACE axis: soil x relief and axis of the MATTER: water x biota) that allowed to show the relations of the soil with the other elements of the terrestrial natural system of surface in the called school ravine in the campus of the university city of USP. The reading of pedological data and classification of soil type was important at each point, as well as to delimit the boundary between hydromorphic soil and non-hydromorphic soil in the "B point" hydromorph. In general, it sought to study the soil as a natural three-dimensional body controlled by the time factor, and to overcome this definition comprising the soil as a dynamic natural resource, an open system in pseudo homeostasis. For this movement of overshoot and comprehension of the system, only using the definition of BIDWELL (1965), Solo is: "an open system, in dynamic equilibrium, whose evolution is determined by the adjustments to the environmental conditions and occurs in the sense of differentiation of the parts and functions ". It sought to understand the importance of morphogenesis for pedogenesis by conditioning the circulation of water in the soil, although everything is chemically controlled in the soil, thus the laterization process will form the iron oxides that will be charged by the water and in part will be reduced, defining a dark gray soil by Gleation. The identification and delimitation of the hydromorph was done by the tradition. The relief has a central role in the water circulation in the soil system. Thus, to think about the relationship between morphogenesis and pedogenesis is central to understanding the dynamics of the current gemorophogenetic processes in the study area and to verify which factors are involved and their respective degrees of influence in this geomorph-pedogenesis relationship. To understand this relationship it is necessary to understand the correlations between the factors: Climate x Rock; Soil x Relief; Water x Biota, that is, to understand the becoming the axes of time, space and matter respectively. Being an important aspect of the TIME axis, the climate, the precipitation regime. The main factor of recharge of the water table and the manifestation of hydromorphic soils is the precipitation regime. Being the occurrence of hydromorphy indirectly related to the hydrological system; As also the thermal control of the Atlantic forest must be contemplated in this axis, after all the vegetation exerts the control of the microclimate, by the thickening of the Atlantic forest causes the temperature to remain at the maximum possible of 27 ° C. Still in the axis of the climate, but contemplating an endogenous aspect, the geological substrate is a Gnaisse of the formation Butantã and its characteristic of the rock helps the retention of the water in the hydromorphia; these also potentiate the saturation of the sheet; The axis of SPACE: space is the receptacle of matter, in which water circulates, matter cycles and life evolves. The relief is the central factor of the genesis of the hydromorphic soils. This influences not only the circulation of water in the soil, but also implies a rhythm and a way of evolution of the pedogenesis, so the relief also acts on the saturation of the soil, it acts directly on the velocity of the water runoff; being able to control and limit the pedogenetic and geomorphological processes, after all, when the morphology of the relief changes, the soil morphology changes as well. The axis of the space comprises the genesis and evolution of the soil, contemplating important pedogenetic processes, such as Gleation: soil formation process characteristic of the conditions of excess water (hydromorphism). Under these conditions a Glei horizon typical of Gleissolos and the Redox Function: The hydromorphic soil ends up performing characteristic chemical processes like Oxidation and Reduction processes of the iron that end up conditioning the acidity of the water, the control of the acidity and the nutrients of the soil , and defining the mottling around the hydromorph. However, it is imperative to understand that space does not exist alone, that soils depend on matter to exist. The MATERY axis contemplates the relation between water and biota not only from the point of view of symbiosis of these, but, for example, water leaves the decomposition of the organic matter slower, being important for life and for the maintenance of nutrients in the soil and being totally linked to life. The water exfiltrating from the soil has reddish color due to the strong oxidized iron content dissolved in it. Biota has an important role, after all, the presence of some plant species act as bioindicators. The presence of Ferns indicates a high content of aluminum in the soil and with liming its predominance is lower; this species depends on an acid soil, or the presence of Bananeiras indicates the average soil texture, a balance between the amounts of clay and sand in the hydromorphy, and the Xylem flow in the banana trees indicate a significant presence of water in the soil and the support mechanics of the banana tree indirectly qualify the soil texture for a medium texture. Another relevant aspect is the fact that rainfall erosion is prevented, or at least very delayed, by a dense herbaceous vegetation cover and by a layer of vegetal debris, mainly dead leaves. It can be concluded that There is no antagonism between pedogenesis and geomorphogenesis. The simultaneity between these processes consists in the pedological organizations with the shape of the slope. The soil is chemically controlled, but what determines the property is the evolution of the geometric and pedological structure in the physical-chemical processes. The physical characteristics of the soil are differentiated according to the topographic positioning, that linked to the morphology will condition the water dynamics in the soil system: fundamental for the occurrence of the hydromorphy (Gleissolo). The relief contributes to delimitation of the borders between pedogenesis and hydromorphism. Relief is one of the soil formation and soil differentiation factors in the study area. Thus, the soil in places where the relief is lower (point "B"), implies in a retention of the water.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-10-22
Número de visitas
888
Número de downloads
811
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.