Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Machado, Reinaldo Paul Pérez (Presidente)
Kawakubo, Fernando Shinji
Queiroz Filho, Alfredo Pereira de
Título em Português
Avaliação da importância do transporte ferroviário de passageiros para os fluxos humanos na macrometrópole Paulista
Palavras-chave em Português
Geografia dos transportes
Infraestrutura e desenvolvimento urbano-regional
Experiências ferroviárias
Mobilidade
Fluxos
Tecnologia
Planejamento ambiental
Resumo em Português
O transporte ferroviário de passageiros, que outrora enraizava-se pelo território nacional, encontra-se confinado as ferrovias suburbanas nas metrópoles. Entretanto, a inexistência de um sistema ferroviário para além da região metropolitana de São Paulo, não significa que os fluxos entre esta e as demais regiões da Macrometrópole Paulista não sejam intensos e de grande importância para a economia regional. Portanto, através da perspectiva da geografia dos transportes, objetivou-se entender e diagnosticar quais são as transformações que o transporte ferroviário gera no espaço geográfico, para verificar a sua viabilidade e importância para a sociedade. Para isso, foi contextualizado o cenário histórico-econômico das ferrovias, passando pelas etapas de ascensão, sucateamento e decadência, para chegarmos ao panorama atual, com a implantação de diretrizes para elaboração de estudos de viabilidade. Foram elaborados mapas, através do Sistema de Informações Geográficas Maptitude – especializado em transportes (marca registrada de Caliper Corp.), com os fluxos diários nas ferrovias e rodovias da Macrometrópole Paulista, objetivando verificar e existência de uma demanda não atendida pelo ramal ferroviário, em função de sua curta extensão. O diagnóstico foi realizado com base em conceitos e experiências ferroviárias, nacionais e internacionais, as quais abordaram aspectos técnicos, políticos, econômicos, sociais e ambientais. Considerando este recorte, elaborou-se, ainda, um ensaio de planejamento ambiental, com base em uma caracterização geomorfológicas dos traçados ferroviários propostos. Por fim, ressaltou-se a necessidade de políticas públicas que priorizem a mobilidade sustentável e a gestão de transportes de passageiros, para que estes e tantos outros diagnósticos possam ser considerados e, se pertinentes, incorporados a nossa realidade.
Título em Inglês
Evaluation of the importance of passenger rail transportation for human flows in Macro-Metropolis Paulista
Palavras-chave em Inglês
Transportation geography
Infrastructure and urban-regional development
Railway experiences
Mobility
Flows
Technology
Environmental planning
Resumo em Inglês
Rail passenger transport, which once rooted the national territory, now is confined as suburban railways in the metropolis. However, the inexistence of a railway system beyond metropolitan region of São Paulo does not mean that flows between this region and other regions of the Macrometropole Paulista are not intensive and with great importance for the regional economy. Therefore, from the perspective of the geography of transport, the objective was to understand and diagnose what is the transformations that rail transport creates on the geographical space, to verify its feasibility and importance to the society. For this, the historical and economic scenario of the railways was contextualized, going through stages of ascension, scrapping and decay, to reach the current panorama, with an implementation of guidelines for the elaboration of feasibility studies. Maps were elaborated, through the Geographic Information System Maptitude - transportation specialist (registered trademark of Caliper Corp.), with traffic flows on the railways and highways of Macrometrópole Paulista, aiming to verify the existence of a demand not met by the railway branch, in function of its short extension. The diagnosis was made based in railway concepts and experiences, nationals and internationals, into technical, political, economic, social and environmental approaches. Considering this cut, an environmental planning essay was also elaborated, based on a geomorphological characterization of the proposed railway tracings. Finally, it was emphasized the necessity of public policies that prioritize sustainable mobility and passenger transport management, so that these and many other diagnoses can be considered and, if pertinent, incorporated into our reality.
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Data de Publicação
2017-05-04
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