Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Camargo, Paula
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em Português
O ensino de Geografia Agrária na escola pública: currículo e sala de aula
Palavras-chave em Português
Ensino de Geografia Agrária
Currículo
Livro didático
Sala de aula
Resumo em Português
O surgimento dos currículos oficiais vigentes evidenciou a ausência de uma discussão participativa com os professores da educação básica, sobre o que deveria ou não ser incluso como conteúdo obrigatório nas escolas brasileiras. Nesse aspecto, o currículo para o ensino de Geografia, assim como o de outras disciplinas, mostrou-se carente de uma concepção teórico-metodológica consistente. Assim, os temas necessários para entender sobre as transformações ocorridas no campo apareceram nessa proposta curricular de forma superficial e fragmentada. Por esse motivo, o presente trabalho tem por objetivo analisar os conteúdos de Geografia Agrária do Ensino Fundamental, com especial atenção para o diálogo entre o currículo oficial para o ensino de Geografia e a sala de aula na escola pública. Por ser tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, foram aplicados dois questionários contendo perguntas abertas e fechadas para os alunos e uma entrevista semiestruturada ao professor. Adotou-se também como metodologia, a pesquisa bibliográfica, a observação em sala de aula, a análise do livro didático e, por fim, a comparação e organização das informações coletadas em campo com as leituras relevantes ao tema. Para tanto, acompanhou-se de perto, durante dois anos letivos, a rotina de uma escola pública na cidade de Diadema, dentro dos padrões que se pode encontrar em muitos estados brasileiros. Durante esse período de estudo, foram levantadas as principais dificuldades sentidas pelo professor de Geografia para a apresentação do conteúdo de Geografia Agrária, e os eventuais interesses deste e dos alunos dentro dessa temática. A interação entre professor e aluno, o planejamento, a estrutura escolar, a metodologia e os recursos didáticos utilizados em sala de aula também foram observados. Dentre esses aspectos destacamos o livro didático que, na maioria das vezes, coloca em primeiro lugar conteúdos descolados da realidade e que ocupam apenas o interesse da classe dominante e da grande mídia em detrimento de outros assuntos como reforma agrária, movimentos sociais do campo, agricultura camponesa, populações tradicionais, entre outros. No entanto, o conteúdo presente no livro didático é fruto do conhecimento geográfico veiculado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelo Currículo do Estado de São Paulo. Esses documentos caracterizam o campo brasileiro a partir de relações harmoniosas, sem mostrar o quadro real da luta pela terra, as formas de dominação, a expropriação e a resistência cultural e social que acompanham os camponeses; fator que compromete a formação da consciência crítica do aluno sobre a realidade. Por isso, voltando os olhos para as inúmeras contradições que emergem atualmente no campo brasileiro, defende-se que o professor deva colocar o aluno em contato com um conhecimento que o leve a uma apreensão crítica dessa realidade. Partindo dessa perspectiva, e através de um diagnóstico das experiências vívidas em sala de aula, foi apresentado, ao final do trabalho, um possível encaminhamento metodológico, no intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dessa temática e, consequentemente, à formação do aluno como um todo.
Título em Inglês
Education of Agrarian Geography in public schools: curriculum and classroom
Palavras-chave em Inglês
Agrarian Geography Teaching
Curriculum
Schoolbook
Classroom
Resumo em Inglês
The emerging of current official curriculum pointed the absence of a participatory discussion with teachers from basic education, about what might or might not be included as compulsory content in Brazilian schools. Regarding this, the curriculum for teaching Geography, as well as others subjects, demonstrated to be lacking of a consistent theoretical and methodological conception. Therefore, the necessary topics to understand the transformations occurred at countryside appeared on this curriculum proposal in a superficial and fragmented manner. For this reason, this present study aims to analyze the contents of Agrarian Geography topic in Elementary School, focusing special attention to the dialogue between official curriculum for Geography teaching and classrooms at public schools. Because it is a qualitative research, two questionnaires were applied containing both open and multiple-choice questions for students, and a semi-structured interview for the professor. It was also adopted as part of methodology a bibliographic research, observations at classes, course’s materials analysis and, lastly, a comparison between the information collected at classes and the ones from literature related to the theme. Thereunto, by two years, the routine of a public school at Diadema (SP) - within the standards found in most of the Brazilian States - was closely monitored. During this period of study, the main difficulties faced by Geography teachers, when presenting the Agrarian Geography topic, were researched, and the eventual interests of teachers and students on this topic. The interaction between professor and student, the planning, the school’s structure, the methodology and teaching resources used in class were also observed. Among these aspects we highlight the schoolbook which, mostly often, places in first plan contents detached from reality and that occupy the interests of dominant groups and big mainstream media, over other issues such as land reform, rural social movements, peasant agriculture, traditional populations among others. However, the schoolbook's content is a result of the geographic knowledge disseminated by National Curriculum Parameters and São Paulo State Curriculum. These documents characterize the Brazilian rural space by harmonious relations, not reflecting the real panorama of struggle for land spaces, forms of domination, the expropriation and social and cultural resistances that follows the peasants; factor that compromises the students critical awareness about reality. Whence, turning eyes into the numerous contradictions that emerge currently at Brazilian countryside is defeat that the professor may take the student in contact with a knowledge that leads him to comprehend critically this reality. From this perspective, and through a diagnosis of lived experiences in classroom, was presented at the end of this study a possible methodological route, in order to contribute for improvement of both teaching and learning processes of this theme, and, as a consequence, improving also the quality of student's graduation as a whole.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-05-03
Número de visitas
990
Número de downloads
2042
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.