Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Rodrigues, Cleide (Presidente)
Limnios, Giorgia
Furlan, Sueli Angelo
Título em Português
Antropogeomorfologia de Piratininga: abordagem espaço-temporal das ações antrópicas na planície do Rio Tamanduateí: As Sete Voltas - Várzea do Carmo - Parque Dom Pedro II
Palavras-chave em Português
Antropogeomorfologia
Cartografia Geomorfológica
Planejamento físico territorial urbano
Planície Fluvial Meândrica do Tamanduatey
Parque Dom Pedro II
Resumo em Português
Desde os primeiros habitantes nativos até os dias atuais, o processo humano de reprodução sócio-espacial realiza derivações das paisagens, transformando o meio físico, tendo como base, agentes sociais diversos e por outro lado, transformações de toda ordem, particularmente no relevo, em seus processos, materiais e formas. Modificadas as características do terreno a cidade de São Paulo apresenta em seu sitio urbano uma dinâmica completamente diferente do que seria a paisagem natural. A centralidade desse estudo esta na dinâmica da transformação da paisagem por meio das ações Antrópicas materializadas no espaço da planície do rio Tamanduatey, com enfoque em Geomorfologia e por uma abordagem Histórica em sequência de seis períodos em decorrência dos processos de retificação da hidrografia, de aterros e desterros, e do processo de ocupação e urbanização da planície de inundação do Rio Tamanduatey. Desta forma, este estudo propõe se como uma analise das transformações da paisagem, com uma abordagem geomorfológica. Para tanto, uma gama de documentos como mapas, fotos aéreas, imagens de satélite, foram organizados como bases, assim como a interpretação, à luz da geomorfologia, de materiais iconográficos, que reconstituem locais e datas das formas do terreno. É pretendido explicitar períodos de transformação e intensificação dos processos morfodinâmicos por decorrência do uso e ocupação do território da planície do Tamanduatey, no Parque Dom Pedro II, por meio da cartografia geomorfológica, apresentando cartas da morfologia desde o momento pré-intervenção até o período atual, na escala de 1:10.000. E na medida do possível, analisar outras informações da paisagem, assim como o devir dos Planos Urbanos.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-05-02
Número de visitas
423
Número de downloads
643
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.