Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Carlos, Ana Fani Alessandri (Presidente)
Heidemann, Heinz Dieter
Valverde, Rodrigo Ramos Hospodar Felippe
Título em Português
A cidade sobre duas rodas: as manifestações sociais dos ciclistas por ciclovias em São Paulo sob o enfoque da produção do espaço urbano
Palavras-chave em Português
Mobilidade
Ciclovia
Massa-Crítica
Resumo em Português
O objetivo primordial da pesquisa que é exposta no presente trabalho é de analisar o significado das ciclovias em São Paulo – edificadas como resultado dos movimentos sociais de ciclistas nesta Cidade de São Paulo, que, em suas manifestações, confrontam o modelo da cidade edificada para os automóveis – em termos da produção do espaço, considerada como uma via de acesso a compreensão da realidade urbana. A tarefa em questão envolve pensar o fenômeno a partir a partir de dois eixos de argumentação. O primeiro eixo de argumentação – da perspectiva da reprodução do capital – possui um horizonte teórico que procura identificar os processos constitutivos da urbanização na Cidade de São Paulo e envolve tensionar o entendimento da produção do espaço urbano da Cidade de São Paulo. Possui seu eixo analítico nos processos que envolvem a economia política relacionada ao papel do Estado, o qual se firma como elemento normalizador na instauração do espaço adequado à acumulação. O segundo eixo de argumentação – sob ponto de vista da reprodução da vida – imprime ênfase na análise das práticas urbanas e da possibilidade de apropriação do espaço urbano, processos que se articulam contraditoriamente aos processos de urbanização necessários à reprodução continuada do capital. A circulação consolida-se como uma categoria dialética essencial, que, por um lado, propicia a interconexão entre os lugares fragmentados – favorecendo a funcionalização da cidade e a abstração do espaço, em detrimento da reprodução da vida social – e, por outro lado, autonomizando-se como a própria condição metropolitana – dando origem aos lugares enquanto materializações dos fluxos. A circulação é uma categoria que realiza uma inversão em que o meio se transforma em fim e o fim, meio. O primado da circulação remete à constituição da cidade como metrópole, organizada logicamente em função dos interesses do capital. Esta categoria permite ainda compreender uma contradição presente na própria função do Estado, ora voltado a propiciar a circulação, ora voltado a combatê-la, no momento em que esta se transforma em apropriação do espaço urbano e mobilização social. No núcleo desta questão está o processo de valorização e consequente racionalização do solo urbano, estratégia que se pretende hegemônica na organização das relações sociais e da produção e reprodução do espaço.
Título em Inglês
The city on two wheels: the manifestation of cyclists for bike lanes in São Paulo under the focus of the production of the urban space
Palavras-chave em Inglês
Mobility
Bike-lanes
Critical-Mass
Resumo em Inglês
The primary objective of this research is to analyze the meaning of the bike-lanes in São Paulo – built as a result of the cyclist's social movements in the city of São Paulo, which, in its manifestations, confront the city built for cars – in terms of the production of the space, considered a gateway to understanding the urban reality. The task involves thinking the phenomenon from from two strands of argument. The first axis of argument – the perspective of reproduction of the capital – has a theoretical dimension that seeks to identify the constituent processes of urbanization in São Paulo and involves the understanding of the production of urban space of that city. It has its analytical axis in processes involving the political economy and its relation with the state's role, which is consolidated as normalizing element in establishing the appropriate accumulation space. The second line of argument – from the point of view of reproduction of life – put emphasis on the analysis of urban practices and the possibility of appropriation of urban space, processes articulated contradictorily to the urbanization processes needed for the reproduction of capital. The circulation is consolidated as an essential dialectic category, which, on the one hand, provides the interconnection between the fragmented places – favoring the functionalization of the city and the abstraction of space, rather than the reproduction of social life – and, on the other hand, is empowering as the very metropolitan condition – giving rise to places as materialization of flows. The primacy of movement refers to the constitution of the city as a metropolis, logically organized according to the interests of capital. This category allows further comprise a contradiction in the very function of the state, which is needed to provide circulation, but is is also called to fight it, at the time this turns into appropriation of urban space and social mobilization. At the core of this issue is the process of recovery and consequent rationalization of urban land, a strategy that is to be hegemonic in the organization of social relations and the production and reproduction of space.
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Data de Publicação
2016-09-01
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