Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Arroyo, Maria Mónica (Presidente)
Huertas, Daniel Monteiro
Contel, Fabio Betioli
Título em Português
As articulações entre Londrina e São Paulo: uma análise a partir do transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros
Palavras-chave em Português
Divisão territorial do trabalho
Circulação de passageiros
Transporte rodoviário interestadual
Londrina
Resumo em Português
O transporte rodoviário interestadual de passageiros é uma atividade econômica que elucida a divisão territorial do trabalho, pois é uma expressão de parte dos deslocamentos de pessoas pelo território nacional e, portanto, ilustra as articulações entre variados centros. Este trabalho parte deste pressuposto para estudar, em particular, as articulações entre Londrina e São Paulo, que datam da fundação daquele aglomerado urbano ao final da década de 1920. A Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP) alavancou o loteamento na região do norte paranaense, incorporando uma extensa área àprodução cafeeira. Desde então, Londrina e seu entorno se configuram como uma importante centralidade na rede urbana do norte paranaense. No final da década de 1960, a cafeicultura declina enquanto atividade predominante, dando lugar à agroindústria. Londrina tem sua centralidade reafirmada, pois se tornara um polo do setor de serviços vinculado a esse novo paradigma produtivo. A industrialização, em duas fases, reconfigura diversas áreas na região londrinense, o que intensifica as ligações de Londrina comos municípios de seu entorno imediato (Cambé, Ibiporã e Rolândia) e, finalmente, os vetores da globalização trazem novas dinâmicas para a região, evidenciando a configuração da rede urbana em que o município londrinense tem um papel regional importante. Desde os primórdios da colonização do norte paranaense, o transporte rodoviário de passageiros foi uma atividade econômica relevante e um elemento importante na integração regional e nas articulações entre diversas áreas, como no eixo rodoviário Londrina-São Paulo, que se configura como um dos mais relevantes nas conexões entre os estados do Paraná e de São Paulo. Essas ligações rodoviárias são responsáveis por movimentar centenas de milhares de passageiros por ano. Neste trabalho procura-se analisar o conjunto de aspectos que explicam o transporte rodoviário interestadual de passageiros, nesse trecho, com especial ênfase para os agentes econômicos envolvidos, os fixos especializados que atendem esse movimento e o quadro normativo que o rege.
Título em Inglês
The joints between Londrina and São Paulo: an analysis from the collective interstate road transport of passengers
Palavras-chave em Inglês
Territorial division of labor
Movement of passengers
Interstate road transport
Londrina
Resumo em Inglês
The interstate road transport of passengers is an economic activity that clarifies the territorial division of labor, it illustrates part of displacement throughout the country and therefore the joints between different centers. Thiswork part of this purposeto study,in particular,the connectionsbetween Londrina and Sao Paulo, which dating from the foundation of that urban area to the late 1920. The Companhia de Terras do Norte do Paraná(CTNP) leveraged the blending in Northern Paraná, incorporating a large area of coffee production. Since then, Londrina and its surroundings act as an important centrality in the urban network of the north of Paraná. In the late 1960s, coffee production declines as the predominant activity, giving way to agribusiness. Londrina has reaffirmed its centrality as it had become a center of the service sector linked to this new production paradigm. The industrialization in two phases resets several areas in Londrina region, which intensifies the links of Londrina with the municipalities of its immediate surroundings (Cambé, Ibiporã and Rolândia) and finally, globalization of vectors to bring new dynamics to the region, showing the configuration of the urban network in the londrinense municipality has an important regional role. Since the beginning of colonization of Northern Paraná, the road passenger transport was an important economic activity and, despite several socioeconomic sceneries over that period, was an important element in regional integration and joints between various areas such as the road axle Londrina-São Paulo, which constitutes one of the most important in the connections between the states of Paraná and São Paulo. These road links are responsible for moving hundreds of thousands of passengers per year. This study aimed to analyze the set of aspects that explain the interstate road transport of passengers, this stretch, with special emphasis to economic agents involved, the specialized fixed that attend this movement and normative framework that governs.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2016-04-28
Número de visitas
838
Número de downloads
1915
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.