Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Rocha, Yuri Tavares (Presidente)
Miranda, Maria Eliza
Rosenthal, Dália
Título em Português
Espaço e corpo: processos educativos a partir de estudos da paisagem em uma abordagem humanista
Palavras-chave em Português
Paisagem
Paisagem humanista
Espaço
Corpo
Relação espaço-corpo
Educação
Resumo em Português
O presente trabalho busca realizar uma discussão a respeito de estudos da paisagem em uma abordagem humanista. A paisagem humanista assume um caráter centrado no indivíduo, em suas percepções e em sua relação com o espaço; leva em consideração e valoriza a subjetividade, singularidade e complexidade de cada estudante. Este trabalho também procura discutir possibilidades de se trabalhar processos educativos a partir de estudos da paisagem nessas aproximações. Realizou-se entrevistas com educadores que trabalham a relação espaço-corpo e com estudantes que frequentam suas aulas; visitou-se a atividade da Trilha da Vida no Parque Ecológico do Guarapiranga; e participou-se do Projeto Viveiro da disciplina de Fundamentos da Aprendizagem Artística do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ministrada pela Professora Doutora Dália Rosenthal. As três atividades realizadas indicaram interessantes caminhos para o trabalho com processos educativos a partir de estudos da paisagem em uma abordagem humanista e demonstraram o enorme potencial educativo, crítico e libertário que tal abordagem pode adquirir. Tais atividades proporcionam aos estudantes, experiências que contribuirão ao longo de toda sua formação. O ensino de paisagem em uma abordagem humanista coloca os estudantes em um contato mais íntimo com o espaço e com o corpo, aproxima-os de si mesmos e os auxilia no desenvolvimento da consciência e compreensão corporal e espacial, bem como da relação espaço-corpo e de uma atitude mais ativa nessa relação. Observado o potencial educativo dessas aproximações, abre-se espaço para pesquisas de outras possibilidades de trabalho com processos educativos a partir de uma abordagem humanista.
Título em Inglês
Space and body: educative processes form landscape studies under a humanistic approach
Palavras-chave em Inglês
Landscape
Humanistic landscape
Space
Body
Space-body relation
Education
Resumo em Inglês
The present work seeks to conduct a discussion about the landscape in a humanistic approach. The humanistic landscape assumes an individual-centered character, his perceptions and his relation with space; takes into consideration and values the subjectivity, singularity and complexity of each student. This work also seeks to discuss possibilities of working educative processes from the landscape in these approximations. We interview educators who work the space-body relation and students who attend their classes; We visited the activity of the Life Trail in Guarapiranga Ecological Park and participated in the Viveiro Project of the discipline of Fundamentals of Artistic Learning of the Department of Plastic Arts of the School of Communications and Arts of the University of São Paulo, taught by the Professor Dr. Dália Rosenthal. The three activities carried out indicated interesting paths to work with educational processes from landscape studies in a humanistic approach and demonstrated the enormous educational, critical and libertarian potential that this approach can acquire. These activities provide the students with experiences that will contribute throughout their formation. Landscape teaching in a humanistic approach places students in a more intimate contact with space and body, brings them closer to themselves and helps them to develop a body and space conscience and understanding, the space-body relation as well, and a more active attitude in this relation. Observed the educational potential of these approaches, space is opened for research on other possibilities of working with educational processes based on a humanistic approach.
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Data de Publicação
2018-09-27
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