Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Rocha, Yuri Tavares (Presidente)
Miranda, Maria Eliza
Rosenthal, Dália
Título em Português
Espaço e corpo: processos educativos a partir de estudos da paisagem em uma
abordagem humanista
Palavras-chave em Português
Paisagem
Paisagem humanista
Espaço
Corpo
Relação espaço-corpo
Educação
Resumo em Português
O presente trabalho busca realizar uma discussão a respeito de estudos da
paisagem em uma abordagem humanista. A paisagem humanista assume um caráter
centrado no indivíduo, em suas percepções e em sua relação com o
espaço; leva em consideração e valoriza a subjetividade, singularidade e
complexidade de cada estudante. Este trabalho também procura discutir
possibilidades de se trabalhar processos educativos a partir de estudos da
paisagem nessas aproximações. Realizou-se entrevistas com educadores que
trabalham a relação espaço-corpo e com estudantes que frequentam suas
aulas; visitou-se a atividade da Trilha da Vida no Parque Ecológico do
Guarapiranga; e participou-se do Projeto Viveiro da disciplina de Fundamentos
da Aprendizagem Artística do Departamento de Artes Plásticas da Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ministrada pela
Professora Doutora Dália Rosenthal. As três atividades realizadas indicaram
interessantes caminhos para o trabalho com processos educativos a partir de
estudos da paisagem em uma abordagem humanista e demonstraram o enorme
potencial educativo, crítico e libertário que tal abordagem pode adquirir.
Tais atividades proporcionam aos estudantes, experiências que contribuirão
ao longo de toda sua formação. O ensino de paisagem em uma abordagem
humanista coloca os estudantes em um contato mais íntimo com o espaço e com
o corpo, aproxima-os de si mesmos e os auxilia no desenvolvimento da
consciência e compreensão corporal e espacial, bem como da relação
espaço-corpo e de uma atitude mais ativa nessa relação. Observado o
potencial educativo dessas aproximações, abre-se espaço para pesquisas de
outras possibilidades de trabalho com processos educativos a partir de uma
abordagem humanista.
Título em Inglês
Space and body: educative processes form landscape studies under a humanistic
approach
Palavras-chave em Inglês
Landscape
Humanistic landscape
Space
Body
Space-body relation
Education
Resumo em Inglês
The present work seeks to conduct a discussion about the landscape in a
humanistic approach. The humanistic landscape assumes an individual-centered
character, his perceptions and his relation with space; takes into
consideration and values the subjectivity, singularity and complexity of each
student. This work also seeks to discuss possibilities of working educative
processes from the landscape in these approximations. We interview educators
who work the space-body relation and students who attend their classes; We
visited the activity of the Life Trail in Guarapiranga Ecological Park and
participated in the Viveiro Project of the discipline of Fundamentals of
Artistic Learning of the Department of Plastic Arts of the School of
Communications and Arts of the University of São Paulo, taught by the
Professor Dr. Dália Rosenthal. The three activities carried out indicated
interesting paths to work with educational processes from landscape studies
in a humanistic approach and demonstrated the enormous educational, critical
and libertarian potential that this approach can acquire. These activities
provide the students with experiences that will contribute throughout their
formation. Landscape teaching in a humanistic approach places students in a
more intimate contact with space and body, brings them closer to themselves
and helps them to develop a body and space conscience and understanding, the
space-body relation as well, and a more active attitude in this relation.
Observed the educational potential of these approaches, space is opened for
research on other possibilities of working with educational processes based
on a humanistic approach.
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Data de Publicação
2018-09-27
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