Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Carlos, Ana Fani Alessandri (Presidente)
Franca, Gilberto Cunha
Pintaudi, Silvana Maria
Título em Português
O monotrilho e as contradições na produção do espaço urbano
Palavras-chave em Português
Produção do espaço
Espaço urbano
Espaço-mercadoria
Circulação
Cepac
Estado
Monotrilho
Resumo em Português
Esse TGI busca analisar geograficamente os conteúdos espaciais que levaram à construção do Monotrilho na metrópole paulista. Para tanto, investigamos como se deu a produção do espaço como mercadoria na localidade em que se assenta o Monotrilho. Inserido na Operação Urbana Água Espraiada, a sua localidade é relevante para a compreensão dos conteúdos que levaram à sua construção, dada a importância que a Operação Urbana Água Espraiada tem como norma reguladora da ação do estado que produz as condições necessárias à produção do espaço como mercadoria, tornando possível a realização da acumulação capitalista. Tratamos também da estratégia utilizada pelo Estado de modo a viabilizar a utilização dos CEPACs (Certificado de Potencial Adicional de Construção) como realização de valor através da compra dos títulos. Trata-se também de provocar uma reflexão acerca do caráter segregador que a infraestrutura pode trazer.
Título em Inglês
The monorail and the contradictions in the production of urban space
Palavras-chave em Inglês
Urban space
Commodity-space
Circulation
CEPAC
State
Monorail
Resumo em Inglês
This final paper presents a geographical analysis about the spatial contents that took place on the construction of the monorail in the metropolis of São Paulo. For that purpose, the production of the space as commodity was investigated where the monorail lies. Within the ''Operação Urbana Água Espraiada'', its locality is relevant for the understanding of the contents that led to its construction, for the importance of the ''Operação Urbana Água Espraiada'' as a regulating norm of the action of the state, which produces the basic conditions for the production of space as commodity, enabling the realization of the capitalist accumulation. Also, this work takes into consideration the strategy used by the state to manage the use of the CEPACs (Additional Potential of Construction Certificate) as realization of the value through the purchase of the title deeds. Finally, this work intends to provoke a reflection about the segregating character that the infrastructure can bring.
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Data de Publicação
2018-10-22
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