Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Carlos, Ana Fani Alessandri (Presidente)
Franca, Gilberto Cunha
Pintaudi, Silvana Maria
Título em Português
O monotrilho e as contradições na produção do espaço urbano
Palavras-chave em Português
Produção do espaço
Espaço urbano
Espaço-mercadoria
Circulação
Cepac
Estado
Monotrilho
Resumo em Português
Esse TGI busca analisar geograficamente os conteúdos espaciais que levaram
à construção do Monotrilho na metrópole paulista. Para tanto,
investigamos como se deu a produção do espaço como mercadoria na
localidade em que se assenta o
Monotrilho. Inserido na Operação Urbana Água Espraiada, a sua localidade
é relevante para a compreensão dos conteúdos que levaram à sua
construção, dada a importância que a Operação Urbana Água Espraiada tem
como norma reguladora da
ação do estado que produz as condições necessárias à produção do
espaço como mercadoria, tornando possível a realização da acumulação
capitalista. Tratamos também da estratégia utilizada pelo Estado de modo a
viabilizar a utilização dos CEPACs (Certificado de Potencial Adicional de
Construção) como realização de valor através da compra dos títulos.
Trata-se também de provocar uma reflexão acerca do caráter segregador que
a infraestrutura pode trazer.
Título em Inglês
The monorail and the contradictions in the production of urban space
Palavras-chave em Inglês
Urban space
Commodity-space
Circulation
CEPAC
State
Monorail
Resumo em Inglês
This final paper presents a geographical analysis about the spatial contents
that took place on the construction of the monorail in the metropolis of São
Paulo. For that purpose, the production of the space as commodity was
investigated where the
monorail lies. Within the ''Operação Urbana Água Espraiada'', its locality
is relevant for the understanding of the contents that led to its
construction, for the importance of the ''Operação Urbana Água Espraiada''
as a regulating norm of the action of the state, which produces the basic
conditions for the production of space as commodity, enabling the realization
of the capitalist accumulation. Also, this work takes into consideration the
strategy used by the state to manage the use of the CEPACs
(Additional Potential of Construction Certificate) as realization of the
value through the purchase of the title deeds. Finally, this work intends to
provoke a reflection about the segregating character that the infrastructure
can bring.
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Data de Publicação
2018-10-22
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