Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Gonçalves, Glauco Roberto
Giavarotti, Daniel Manzione
Título em Português
A crise da cidade e a crise da arte a partir do Hip Hop e do rap: urbanização crítica, cotidiano e eEspaço vivido
Palavras-chave em Português
Urbanização crítica
Bens culturais
Representações do espaço
Dialética centro-periferia
Cotidiano
Espaço vivido
Resumo em Português
Este texto busca sintetizar os resultados da pesquisa intitulada “Hip Hop e urbanização crítica: contradições do vivido no processo de reprodução social da metrópole de São Paulo”, a qual foi realizada a partir de algumas indagações sobre o ritmo musical rap (ritmo e poesia, em inglês) e suas possíveis leituras do urbano, da urbanização e das contradições de tal processo social, espacial, econômico e político, mas também envolvido em fortes tendências culturais, em uma relação entre obra e produto, que designa as contradições entre apropriação e propriedade. Dessa forma, consideramos aqui uma abordagem que busque enfatizar a produção social do espaço e suas contradições a partir de um ponto de vista que inclua as representações desse espaço social, o concebido; os espaços de representação, o vivido e, por fim, a prática espacial, o percebido (LEFEBVRE: 1974). Tais elementos nos possibilitarão almejar uma interpretação da realidade social das periferias urbanas, em especial no caso da metrópole de São Paulo (onde o rap teve maior repercussão no Brasil), a partir da obra de alguns grupos de rap, que evidenciam uma análise da vida urbana e das práticas que alienam a totalidade dessa vida, a saber, aquelas vinculadas ao espetáculo, à segregação espacial e a violência que decorre dessas práticas
Título em Inglês
City crises and art crises through the Hip Hop and Rap: urbanization review, everyday
Palavras-chave em Inglês
Urbanization review
Cultural goods
Representations of space
Dialectic center-periphery
Daily life
Space lived
Resumo em Inglês
This text seeks to synthesize the results of the survey entitled "Hip Hop and urbanization critical: contradictions of lived in the process of social reproduction of the metropolis of São Paulo", which was held from some inquiries about the musical rhythm rap (rhythm and poetry, in English) and its possible readings of the urbanization and urban contradictions in such social process spatial, economic and political, but also involved in strong cultural trends, in a relationship between work and product, which designates the contradictions between ownership and property. Thus, we consider here an approach that seeks to emphasize the social production of space and its contradictions from one point of view that includes representations of this social space designed; the spaces of representation, the lived and, finally, spatial practice, the perceived (LEFEBVRE: 1974). Such elements will make us strive for an interpretation of the social reality of the urban peripheries, in particular in the case of the metropolis of São Paulo (where rap had greater repercussions in Brazil), from the work of a few rap groups, which show an analysis of urban life and practices that alienate the totality of life, namely, those related to the show , the spatial segregation and the violence that stems from these practices
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Data de Publicação
2015-09-28
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