Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Oliveira, Déborah de (Presidente)
Alvarez, Isabel Aparecida Pinto
Sawaya, Sandra Maria
Título em Português
Ih, sujou! Educação ambiental no contexto urbano: uma experiência do Projeto “Solo na Escola”, no Parque CienTec/USP
Palavras-chave em Português
Educação Ambiental
Solo
Escolarização
Urbanização
Cotidiano
Resumo em Português
Este trabalho apresenta algumas considerações acerca da experiência de instauração e desenvolvimento de um projeto educativo intitulado “Solo na Escola” no Parque de Ciências e Tecnologia da USP (CienTec). Tal projeto contempla atividades de caráter lúdico e educativo no qual se intenta desenvolver em seus participantes conteúdos relativos ao solo e sua importância no âmbito da Educação Ambiental. Neste contexto, o trabalho vale-se de um breve histórico do processo de escolarização, e também especificamente da chamada Educação Ambiental e seus conceitos fundamentais tais como o conservacionismo e a sustentabilidade, e suas implicações para com a educação brasileira. Por fim, o trabalho pretende uma investigação das experiências desdobradas dentro deste Parque, e para isso realiza uma aproximação do conceito de cotidiano, enquanto momento para a apreensão dos conteúdos lá desenvolvidos e para uma discussão sobre o lugar social deste parque urbano na cidade de São Paulo.
Título em Inglês
What a mess! Environmental education in urban context: a project “Solo na escola” experience, in Cientec Park/USP
Palavras-chave em Inglês
Environmental Education
Soil
Schooling
Urbanization
Everyday-Life
Resumo em Inglês
The present work presents some considerations on the experience of establishment and development of an education project entitled "Soil in the School" at Parque de Ciências e Tecnologia da USP (CienTec). This project includes playful and educative activities which intend to develop contents related to the soil and its importance related to the environmental education in its participants. In this contexts, the work use a short background of the schooling process, also of the specific Environmental Education and its fundamental concepts, such as conservationism and sustainability and its implications to brazilian education. At last the work intends an investigation on the unfolded experiences inside the Park and for that seeks an approximation to the concept of everyday life, while moments for the apprehension of the contents developed there and a discussion about the social place of this urban park in the city of São Paulo.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2016-09-13
Número de visitas
589
Número de downloads
505
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.