Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Damiani, Amelia Luisa (Presidente)
Gonçalves, Glauco Roberto
Seabra, Odette Carvalho de Lima
Título em Português
Cidades-máquina, projeto & utopia: ensaio de crítica espacial ao construtivismo russo
Palavras-chave em Português
Utopia urbana
Construtivismo
Planejamento urbano
Resumo em Português
A Cidade-Máquina: É esta imagem, enquanto metáfora e metonímia da espacialidade de determinada sociedade, a síntese do objeto de pesquisa desta iniciação científica. Definindo melhor o contorno do objeto, trata-se de um estudo sobre os projetos de cidade (arquitetônicos e urbanísticos) elaborados no interior do movimento do Construtivismo Russo no início do século XX, sobretudo nas décadas de 1920 e 1930. A Cidade-Máquina é a ilustração da sociedade projetada por artistas, arquitetos e urbanistas, que pensavam poder contribuir à transformação social pelo planejamento do espaço, planejamento compreendido como condensador social, para usar a expressão da época. O objeto de estudo, contudo, não aparece aqui como um lugar ou território preciso: trata-se de uma utopia, do imaginário de um futuro social planejado, baseado na ideologia comunista pós-revolução russa, bastante progressista e modernizadora, em que o homem é libertado da exploração do trabalho pelo aprimoramento técnico da máquina. Tal utopia, no entanto, não aparecia apenas como ideologia ou discurso, mas como um projeto concreto de planificação do território, como projeção teórica e técnica de uma nova espacialidade para a nova sociedade que se pretendia construir.
Título em Inglês
City-Machine: an essay of spatial critique on russian constructivism
Palavras-chave em Inglês
Urban utopia
Constructivism
Urban planning
Resumo em Inglês
The City-Machine: It’s this image, metaphor and metonymy of the spatiality of a given society, the synthesis of the object of this scientific research. It’s a study on city projects (architectural and urban) developed inside the movement of Russian Constructivism in the early twentieth century, particularly in the 1920s and 1930s. The City Machine is the illustration of the society designed by artists, architects and urban planners, who thought they would contribute to social transformation by space planning, understood as “a social condenser”. The object of study, however, does not appear here as a place or territory: it is an utopia, the social imaginary of a planned future based on communist ideology after the Russian revolution, quite progressive and modernizing, in which man is freed from the exploitation of labor by technical improvement of the machine. Such utopia, however, appeared not only as an ideology or discourse, but as a concrete project planning of the territory, as theory and technique of a new spatiality to the new society to they planned to build.
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Data de Publicação
2016-09-12
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