Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Lencioni, Sandra
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em Português
O saber geográfico em perspectiva: diálogos entre epistemologia, história e ensino em geografia humana
Palavras-chave em Português
Geografi a Humana
Educação geográfica
Geografia Radical
Resumo em Português
O mundo contemporâneo apresenta-se de maneira difusa, com transformações ocorrendo em velocidade acelerada, dadas às condições de desenvolvimento da própria humanidade e de suas relações. Nos termos do ensino de geografia, diversos problemas emergem, e a consolidação de uma educação verdadeiramente geográfica encontra problemas em sua efetivação. Este movimento destaca a necessidade tanto de se voltar às atenções para as condições que caracterizam a conformação deste complexo mosaico que é a realidade, como também da importância de revisitar a teoria geográfica, suas especificidades, contribuições e apontamentos, construindo assim espaço para debates que auxiliem na edificação de instrumentais teórico-conceituais que permitam a leitura e a intervenção em dada realidade em seu incessante acontecer dialético, assumindo, desta maneira, a educação como de possibilidade para a construção de sujeitos ativos, capazes de refletir e agir no mundo. Inicia-se a presente discussão com uma incursão sobre as origens do saber geográfico e de sua constituição, até sua institucionalização e formalização nos termos do ensino obrigatório, permeando suas especificidades e a sua historicidade – dialogando, sobretudo, com os conceitos de espaço e território –, de modo a atingir, no presente, os desafios para a consolidação de uma educação geográfica. O conceito de lugar é retomado na reflexão - uma vez que nele reside à materialidade, se dá a ação, sendo então onde existe a possibilidade da interação e da transformação -, na medida em que se mostra como excelente elo entre a teoria e a realidade experienciada pelos diferentes sujeitos, permitindo avançar na consolidação de um conhecimento ativo, capaz de transpassar a pura informação no sentido de um saber contextualizado e também de transpor o pensamento de um ser receptor de estímulos de um mundo dado para um sujeito que, na relação social, se organiza e age sobre o real.
Título em Inglês
Geographical knowledge in perspective: dialogues between epistemology, history and teaching in human geography
Palavras-chave em Inglês
Human Geography
Geographical education
Radical Geography
Resumo em Inglês
The contemporary world is presented in a diffuse manner, with changes taking place at an accelerated speed, given the conditions of development of humanity and its relations. In terms of geography teaching, many problems emerge, and the consolidation of a truly geographical education encounters problems in its execution. This movement highlights the need both to turn attention to the conditions which characterize the conformation of this complex mosaic that is the reality, as well as the importance of revisiting the geographical theory, its specific features, contributions and notes, thus building space to discussions, assisting in the construction of theoretical and conceptual instruments that allow the reading and intervention in reality given in his unceasing happen dialectical, assuming, this way, the education as a possibility for the construction of active subject, able to reflect and act in the world. We begin this discussion with a raid on the origins of geographic knowledge and its constitution, to its institutionalization and formalization in terms of compulsory education, permeating their specificities and their historicity - dialoguing especially with the concepts of space and territory – in order to achieve at present challenges for the consolidation of a geographical education. The place concept is incorporated in the reflection – since on it lies the materiality, where action takes place and where exists the possibility of interaction and transformation – as far as it presents itself as an excellent link between the theory and the reality experienced by different subjects, allowing to pass the pure information in the sense of a contextualized knowledge, capable to transpose the thought of one stimulus receiver of a world given to a being that, in social relationship, organizes itself and acts on the real.
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Data de Publicação
2017-05-22
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