Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Marcos, Valeria de (Presidente)
Nascimento, Lisângela Kati do
Alves, Gloria da Anunciação
Título em Português
Educação escolar quilombola: estudo sobre a ação afirmativa em materiais
didáticos de Geografia utilizados em escolas públicas de Barra do Turvo -
SP
Palavras-chave em Português
Comunidades quilombolas
Educação escolar quilombola
Material didático
Resumo em Português
O presente trabalho visa compreender como os materiais didáticos de
Geografia utilizados por professores e alunos de uma escola pública do
município de Barra do Turvo-SP contribuem para os processos de
reconhecimento, valorização e promoção do modo de vida quilombola. Para
isso, é apresentado um histórico da presença do negro na sociedade
brasileira, incluindo a resistência ao regime escravocrata com a formação
de quilombos; e a ressignificação do quilombo na atualidade na forma de
comunidades remanescentes de quilombos e seus respectivos modos de vida. O
Estado reconhece os remanescentes de quilombos enquanto sujeitos sociais
dotados de direitos apenas a partir da Constituição Federal de 1988, e isso
tem forte impacto nessa parcela da população que até então não tinha
assegurado o direito a terra, a educação e a saúde, por exemplo. Para
assegurar o acesso aos direitos adquiridos e promover o combate ao racismo,
à discriminação racial e o preconceito o Estado e o poder público
investiram em Ações Afirmativas. A pesquisa destacou as Ações Afirmativas
que ganharam corpo em políticas públicas educacionais como a Lei n.
10.639/2003; a Lei n. 11.645/2008; e o Parecer CNE/CEB n. 7/2010 que
estabelece a criação da modalidade de ensino diferenciada Educação
Escolar Quilombola. O estabelecimento de uma modalidade de ensino
diferenciada para comunidades quilombolas é essencial para que esse grupo
tenha acesso a uma escola que valorize aspectos importantes a esses modos de
vida e por que a educação básica formal não dá conta da diversidade
étnica, cultural, econômica, etc. do país. Dentre as premissas da
modalidade de ensino está a elaboração e o uso de materiais didáticos
adequados, que reconheçam, valorizem e promovam o modo de vida quilombola,
é nesse sentido que buscamos conhecer a realidade educacional do município
e propomos a avaliação dos materiais didáticos por eles utilizados, os
quais mostraram-se pouco eficazes no processo de reconhecimento,
valorização e promoção do modo de vida quilombola.
Título em Inglês
School education quilombola: study on affirmative action in Geography
didactic materials used in public schools of Barra Do Turvo – SP
Palavras-chave em Inglês
Communities quilombolas
School education quilombola
Didatic materials
Resumo em Inglês
The present work seeks to understand as the didactic materials of Geography
used by teachers and students of a public school of the municipal district of
Barra do Turvo-SP contribute to the recognition processes, valorization and
promotion of the quilombola way of life. For that, is presented a report of
the black's presence in the Brazilian society, including the resistance to
the slavocrat regime and the formation of quilombos; the redefinition of the
quilombo at the present time in the remaining communities of quilombos form
and their respective life manners. The State recognizes the remainders of
quilombos while social subjects endowed with rights since Federal
Constitution of 1988 and, until then, those individuals had not assured the
right the earth, the education and the health, for instance. To assure the
access to the acquired rights and to promote the combat to the racism, to the
racial discrimination and the prejudice the State and the public power
invested in Affirmative Actions. The research detached the Affirmative
Actions that won body in education public politics as the Law n. 10.639/2003;
the Law n. 11.645/2008; and the Opinion CNE / CEB n. 7/2010 that it
establishes the creation of the teaching modality differentiated School
Education Quilombola. The establishment of a teaching modality differentiated
for communities quilombolas is essential so that that group has access to a
school that values important aspects the those life manners. because the
formal basic education doesn't give bill of the diversity ethnic, cultural,
economical, etc. of the country.Among the premises of the teaching modality
it is the elaboration and the use of appropriate didactic materials, that
they recognize, value and promote the quilombola way of life, it is in that
sense that we looked for to know the education reality of the municipal and
we propose the evaluation of the didactic materials for them used, which
proved ineffective in the process of recognition, valorization and promotion
of the quilombola way of life.
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Data de Publicação
2019-02-19
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