Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Marcos, Valeria de (Presidente)
Nascimento, Lisângela Kati do
Alves, Gloria da Anunciação
Título em Português
Educação escolar quilombola: estudo sobre a ação afirmativa em materiais didáticos de Geografia utilizados em escolas públicas de Barra do Turvo - SP
Palavras-chave em Português
Comunidades quilombolas
Educação escolar quilombola
Material didático
Resumo em Português
O presente trabalho visa compreender como os materiais didáticos de Geografia utilizados por professores e alunos de uma escola pública do município de Barra do Turvo-SP contribuem para os processos de reconhecimento, valorização e promoção do modo de vida quilombola. Para isso, é apresentado um histórico da presença do negro na sociedade brasileira, incluindo a resistência ao regime escravocrata com a formação de quilombos; e a ressignificação do quilombo na atualidade na forma de comunidades remanescentes de quilombos e seus respectivos modos de vida. O Estado reconhece os remanescentes de quilombos enquanto sujeitos sociais dotados de direitos apenas a partir da Constituição Federal de 1988, e isso tem forte impacto nessa parcela da população que até então não tinha assegurado o direito a terra, a educação e a saúde, por exemplo. Para assegurar o acesso aos direitos adquiridos e promover o combate ao racismo, à discriminação racial e o preconceito o Estado e o poder público investiram em Ações Afirmativas. A pesquisa destacou as Ações Afirmativas que ganharam corpo em políticas públicas educacionais como a Lei n. 10.639/2003; a Lei n. 11.645/2008; e o Parecer CNE/CEB n. 7/2010 que estabelece a criação da modalidade de ensino diferenciada Educação Escolar Quilombola. O estabelecimento de uma modalidade de ensino diferenciada para comunidades quilombolas é essencial para que esse grupo tenha acesso a uma escola que valorize aspectos importantes a esses modos de vida e por que a educação básica formal não dá conta da diversidade étnica, cultural, econômica, etc. do país. Dentre as premissas da modalidade de ensino está a elaboração e o uso de materiais didáticos adequados, que reconheçam, valorizem e promovam o modo de vida quilombola, é nesse sentido que buscamos conhecer a realidade educacional do município e propomos a avaliação dos materiais didáticos por eles utilizados, os quais mostraram-se pouco eficazes no processo de reconhecimento, valorização e promoção do modo de vida quilombola.
Título em Inglês
School education quilombola: study on affirmative action in Geography didactic materials used in public schools of Barra Do Turvo – SP
Palavras-chave em Inglês
Communities quilombolas
School education quilombola
Didatic materials
Resumo em Inglês
The present work seeks to understand as the didactic materials of Geography used by teachers and students of a public school of the municipal district of Barra do Turvo-SP contribute to the recognition processes, valorization and promotion of the quilombola way of life. For that, is presented a report of the black's presence in the Brazilian society, including the resistance to the slavocrat regime and the formation of quilombos; the redefinition of the quilombo at the present time in the remaining communities of quilombos form and their respective life manners. The State recognizes the remainders of quilombos while social subjects endowed with rights since Federal Constitution of 1988 and, until then, those individuals had not assured the right the earth, the education and the health, for instance. To assure the access to the acquired rights and to promote the combat to the racism, to the racial discrimination and the prejudice the State and the public power invested in Affirmative Actions. The research detached the Affirmative Actions that won body in education public politics as the Law n. 10.639/2003; the Law n. 11.645/2008; and the Opinion CNE / CEB n. 7/2010 that it establishes the creation of the teaching modality differentiated School Education Quilombola. The establishment of a teaching modality differentiated for communities quilombolas is essential so that that group has access to a school that values important aspects the those life manners. because the formal basic education doesn't give bill of the diversity ethnic, cultural, economical, etc. of the country.Among the premises of the teaching modality it is the elaboration and the use of appropriate didactic materials, that they recognize, value and promote the quilombola way of life, it is in that sense that we looked for to know the education reality of the municipal and we propose the evaluation of the didactic materials for them used, which proved ineffective in the process of recognition, valorization and promotion of the quilombola way of life.
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Data de Publicação
2019-02-19
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