Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Pereira, Ana Elisa Rodrigues
Contel, Fabio Betioli
Título em Português
A perda da identidade pelo consumismo estético e a prática dos
microempreendedores: Uma amostra dos estabelecimentos de beleza dentro do
distrito Cidade Ademar, no município de São Paulo
Palavras-chave em Português
Serviços
Beleza
Salão de beleza
Microempreendedor individual
Resumo em Português
Os serviços de beleza no Brasil são atividades majoritariamente composta
por Microempreendedores Individuais (MEI), que representam uma parcela
significativa da população e que possuem apropriações espaciais
distintas. O público feminino é maioria tanto enquanto consumidor como
enquanto prestador de serviços. Com uma metodologia de análise integrada em
campo e cruzamentos de dados nacionais e locais, buscamos entender a
distribuição geográfica e o perfil do MEI que atua no ramo de beleza e, ao
mesmo tempo e de forma paradoxal, entender filosófica e historicamente as
razões de um consumismo desenfreado por serviços estéticos que ameaçam a
identidade étnica-racial e cultural dos indivíduos, às vezes representando
até riscos à saúde. A cobrança social exerce um poder sobre os sujeitos
que os fazem buscar a felicidade por meio da adequação estética ideal
forjada e ampliada pela Modernidade. Ao mesmo tempo, segundo as reflexões de
Foucault, este poder se fragmenta também em micropoderes que fazem um
indivíduo cobrar o outro nas diversas instituições de que cada um faz
parte. Foram percorridos 16 setores censitários (delimitados pelo censo de
2010 do IBGE) dentro de uma amostra do distrito Cidade Ademar, no município
de São Paulo.
Título em Inglês
The loss of identity through aesthetic consumerism and the practice of
microentrepreneurs: A sample of beauty establishments within the
Cidade Ademar district, São Paulo
Palavras-chave em Inglês
Services
Beauty
Beauty salon
Micro entrepreneur
Resumo em Inglês
Beauty services in Brazil are mainly composed of individual
microentrepreneurs (or MEI, in Brazil), who represent a significant portion
of the population and have different spatial appropriations. The female
audience is a majority both as a consumer and as a service provider. With an
integrated analysis methodology in the field research, also a national and
local data crossings, we seek to understand the geographical distribution and
profile of the individual microentrepreneurs who works in the beauty sector
and, at the same time and in a paradoxical way, understand philosophically
and historically the reasons for a unbridled consumerism for aesthetic
services that threaten the ethnic-racial and cultural identity of
individuals, sometimes even posing a health risk. The social charge exerts a
power over the subjects that
make them seek happiness through the ideal aesthetic adequacy forged and
enlarged by Modernity. At the same time, according to Foucault's reflections,
this power is also fragmented into micro powers that make one person charge
the other in the various institutions of which each one is a part. Sixteen
census tracts (delimited by the 2010 IBGE census) were conducted in a sample
of the Cidade Ademar district, in the city of São Paulo.
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Data de Publicação
2019-10-17
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