Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Scifoni, Simone (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciação
Nito, Mariana Kimie da Silva
Título em Português
O grafiti no espaço urbano: estudo de caso dos distritos de Grajaú e de Pinheiros (São Paulo)
Palavras-chave em Português
Graffiti
Cidade
Espaço público
Territorialidade
Valorização do espaço
Direito à cidade
Turismo
Resumo em Português
O graffiti é uma forma de intervenção urbana com uma trajetória que inicia-se nos anos 1970, quando era considerado um ato ilícito, e atinge o século XXI com uma reputação de “arte urbana”. Esta pesquisa apresenta uma análise e interpretação das diferentes formas de graffiti que ocorrem atualmente no espaço urbano da metrópole paulistana, tendo como estudo de caso alguns bairros do distrito do Grajaú e do distrito de Pinheiros. Propoe-se uma visão inicial interdisciplar, que conjugar-se-á à questões que cabem ao estudo geográfico ao final do trabalho, tais como: o graffiti enquanto intervenção no espaço público, como manifestação de territorialidade, como instrumento de valorizacão do espaço, e em sua relação com o direito à cidade.
Título em Inglês
Graffiti in the urban space: a case study of Grajaú and Pinheiros districts (São Paulo).
Palavras-chave em Inglês
Graffiti
City
Public space
Territoriality
Valorization of space
Tourism
Right to the city
Resumo em Inglês
Graffiti is a type of urban intervention with a trajectory that begins in the 70’s, when it was considered an unlawful act, and reach the 21st Century with an “urban art” reputation. This research, analyses and interpret different graffiti forms that occur currently in the urban space of São Paulo city, having as a case of study some neighborhoods from the district of Grajaú and Pinheiros. It’s proposed an initial interdisciplinary vision, that will in the end, relate with some geographic issues, such as: the graffiti as a space public intervention, as a manifestation of territoriality, as an instrument of the valorization of space, and in relation with the right of the city.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-06-27
Número de visitas
811
Número de downloads
778
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.