Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Fonseca, Fernanda Padovesi (Presidente)
Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira
Dutenkefer, Eduardo
Título em Português
Da Segunda Fundação ao Plano de Avenidas: um estudo geo-histórico da mobilidade na cidade de São Paulo
Palavras-chave em Português
Geo-história
Mobilidade
Cartografia
São Paulo
Resumo em Português
O presente trabalho aborda a questão da mobilidade na cidade de São Paulo no período entre a chamada Segunda Fundação de São Paulo e os desdobramentos iniciais do Plano de Avenidas. Com uma abordagem geo-histórica, direcionamos nosso olhar para a discussão dessas espacialidades pretéritas e a construção de novas visualizações. Para isso, compomos um quadro histórico da cidade e uma discussão acerca dos principais atores dessa mobilidade urbana: os bondes de tração animal, o auge dos bondes elétricos e o crescente protagonismo do automóvel. Após essa etapa, constituímos uma metodologia para o trabalho com a cartografia digital e o uso das representações daquela cidade na elaboração de métodos para desvelar tais lógicas e outras dinâmicas envolvendo métricas como distância-custo e distância-tempo. Os resultados procuram pintar um quadro de uma cidade com um capital espacial desigual entre seus diferentes bairros e extremamente dependente do centro, um possível princípio dos problemas de mobilidade que reverberam na configuração territorial da São Paulo de hoje.
Título em Inglês
From Second Foundation to Avenues Plan: a geo-historical study of mobility in São Paulo
Palavras-chave em Inglês
Geo-history
Mobility
Cartography
São Paulo
Resumo em Inglês
This work addresses the question of mobility in São Paulo in the period between the so-called Second Foundation of São Paulo and the initial developments of the Avenues Plan. With a geo-historical approach, we direct our look to the discussion of this past spatialities and the construction of new views. To do this, we compose a historical picture of the city and a discussion about the main actors of this urban mobility: the animal traction tramway, the electrical tramway peak and the growing role of the automobile. After this step, we set up a methodology for working with digital cartography and the use of representations of that city in developing methods for unveiling such logics and other dynamics involving metrics such as cost-distance and time-distance. The results seek to paint a picture of a city with an uneven spatial capital among its different neighborhoods and extremely dependent on the center, a possible principle of mobility problems that reverberates in present São Paulo’s territorial configuration.
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Data de Publicação
2018-08-16
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