Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Fonseca, Fernanda Padovesi (Presidente)
Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira
Dutenkefer, Eduardo
Título em Português
Da Segunda Fundação ao Plano de Avenidas: um estudo geo-histórico da
mobilidade na cidade de São Paulo
Palavras-chave em Português
Geo-história
Mobilidade
Cartografia
São Paulo
Resumo em Português
O presente trabalho aborda a questão da mobilidade na cidade de São Paulo
no período entre a chamada Segunda Fundação de São Paulo e os
desdobramentos iniciais do Plano de Avenidas. Com uma abordagem
geo-histórica, direcionamos nosso olhar para a discussão dessas
espacialidades pretéritas e a construção de novas visualizações. Para
isso, compomos um quadro histórico da cidade e uma discussão acerca dos
principais atores dessa mobilidade urbana: os bondes de tração animal, o
auge dos bondes elétricos e o crescente protagonismo do automóvel. Após
essa etapa, constituímos uma metodologia para o trabalho com a cartografia
digital e o uso das representações daquela cidade na elaboração de
métodos para desvelar tais lógicas e outras dinâmicas envolvendo métricas
como distância-custo e distância-tempo. Os resultados procuram pintar um
quadro de uma cidade com um capital espacial desigual entre seus diferentes
bairros e extremamente dependente do centro, um possível princípio dos
problemas de mobilidade que reverberam na configuração territorial da São
Paulo de hoje.
Título em Inglês
From Second Foundation to Avenues Plan: a geo-historical study of mobility in
São Paulo
Palavras-chave em Inglês
Geo-history
Mobility
Cartography
São Paulo
Resumo em Inglês
This work addresses the question of mobility in São Paulo in the period
between the so-called Second Foundation of São Paulo and the initial
developments of the Avenues Plan. With a geo-historical approach, we direct
our look to the discussion of this past spatialities and the construction of
new views. To do this, we compose a historical picture of the city and a
discussion about the main actors of this urban mobility: the animal traction
tramway, the electrical tramway peak and the growing role of the automobile.
After this step, we set up a methodology for working with digital cartography
and the use of representations of that city in developing methods for
unveiling such logics and other dynamics involving metrics such as
cost-distance and time-distance. The results seek to paint a picture of a
city with an uneven spatial capital among its different neighborhoods and
extremely dependent on the center, a possible principle of mobility problems
that reverberates in present São Paulo’s territorial configuration.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Data de Publicação
2018-08-16
Número de visitas
522
Número de downloads
307