Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Fonseca, Fernanda Padovesi (Presidente)
Scifoni, Simone
Kuvasney, Eliane
Título em Português
As "Lyras de Orfeu em todos os automóveis" e as avenidas marginais: Um estudo sobre os discursos cartográficos dos projetos para o Rio Tietê e suas várzeas (1894-1930)
Palavras-chave em Português
Plano de avenidas
Rio Tietê
Cartografia
Resumo em Português
O presente trabalho discute o modelo de cidade em que vivemos atualmente a partir da análise do discurso cartográfico apresentado pelos projetos pensados para São Paulo no final do século XIX/início do século XX, dentro dos quais se destacou o Plano de Avenidas, que estabeleceu as bases do rodoviarismo na capital. Os primeiros projetos urbanos para São Paulo propunham sanitarizar a cidade, que sofria com inúmeras pestes e epidemias em virtude da quase inexistência de saneamento básico. Logo, sanitarizar São Paulo era entendido como pressuposto principal para que ela se desenvolvesse como uma cidade moderna, tal como as cidades europeias, que também haviam sido insalubres em algum momento de suas histórias. A partir do final do século XIX, engenheiros começaram a apresentar projetos para a retificação dos rios, como o Tietê, estudado nessa pesquisa. O eixo principal apresentado nessas proposições foi, em um primeiro momento, a retificação do rio e drenagem das várzeas para aumentar o escoamento das águas. Contudo, a partir dos anos 20, se estabeleceu um embate entre modos distintos de ver a cidade que opôs dois projetos para a capital: o do sanitarista Saturnino de Brito, que pensou em um plano de cidade racionalizado a partir dos corpos d’água nos quais se aproveitaria as várzeas do Tietê para instalação de parques, e o dos engenheiros Prestes Maia e Ulhôa Cintra, que pensou São Paulo a partir da lógica dos automóveis, recém-chegados ao país. Neste projeto, lançado nos anos 30, se propôs o loteamento das várzeas do rio Tietê e instalação de vias expressas, as chamadas avenidas Marginais Tietê que chegaram aos nossos tempos como o epicentro de polêmicas urbanas importantes, por exemplo, mais recentemente, a diminuição e posterior aumento da velocidade nestas pistas, em 2017.
Título em Inglês
"The Lyre of Orpheus in All Cars" and the Tietê avenues: a Study on the Cartographic discourses of the Tietê River projects
Palavras-chave em Inglês
Avenues plan
Tietê River
Cartography
Resumo em Inglês
This work discusses the model of the city in which we live today based on the analysis of the cartographic discourse presented by the projects designed for São Paulo in the late 19th / early 20th century, in which the Avenues Plan was highlighted, which established the bases of the highways culture in the capital. The first urban projects for São Paulo proposed sanitizing the city, which suffered from numerous pests and epidemics due to the almost inexistence of basic sanitation. Therefore, sanitizing the city was understood as the main assumption for it to develop a modern city, just like the European cities, which had also been unhealthy at some point in their histories. From the late nineteenth century, engineers began to present projects for the rectification of rivers, such as Tietê, studied in this research. The main axis presented in these propositions was, in a first moment, the rectification of the river and drainage of the floodplains to increase the flow of the waters. However, from the 1920s onwards, there was a clash between different ways of seeing the city that opposed two projects for the capital: that of the sanitarian Saturnino de Brito, who thought of a city rationalized from the water bodies in the which would take advantage of the Tietê floodplains for the installation of parks, and that of the engineers Prestes Maia and Ulhôa Cintra, who thought São Paulo from the logic of automobiles, newcomers to the country. In this project, launched in the 1930s, it was proposed the subdivision of the Tietê River floodplains and the installation of expressways, the Tietê avenues, that have reached our times as the epicenter of important urban controversies, for example, more recently, the subsequent decrease and increase on these tracks in 2017.
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Data de Publicação
2019-02-15
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