Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Fonseca, Fernanda Padovesi (Presidente)
Girotto, Eduardo Donizeti
Kuvasney, Eliane
Título em Português
Uma abordagem cartográfica nos livros didáticos: os mapas em Carlos Miguel Delgado de Carvalho e José William Vesentini
Palavras-chave em Português
Livro didático
Cartografia
Ensino
Geografia
Resumo em Português
Essa pesquisa busca traçar um entendimento da presença cartográfica e suas permanências e alternâncias durante um período que compreenderia a Geografia Clássica e o início do movimento de renovação da Geografia no Brasil, tendo como objeto de estudo os livros didáticos, foi adotado o referencial das correntes teóricas da Geografia escolar. Objetivou - se responder: Os usos e as produções cartográficas refletiram essas rupturas da Geografia? É passível verificar relação do discurso textual com as representações? A partir do estudo de caso de duas obras, o livro “Geografia Física e Humana – para a Primeira Série” 1943 de Carlos Miguel Delgado de Carvalho, que rompe com a Geografia clássica, de cunho nomenclatural e mnemônica, e inicia a orientação moderna nos manuais e a obra “Sociedade e Espaço – Geografia Geral e do Brasil” 1982 de José William Vesentini apontada como marco da inserção da perspectiva crítica. Realizou-se uma análise semiológica dos mapas, que abarcou os sujeitos da produção, como o contexto histórico e a geografia acadêmica. Os mapas em Delgado de Carvalho refletem as temáticas e propostas da orientação moderna ao cartografarem os fatores naturais como base para os estudos e posterior inserção dos fenômenos humanos correlacionados, apesar disso permanecem estáticos, expressões gráficas do texto. Em José William Vesentini identificamos uma falta de preocupação com os mapas, a linguagem cartográfica mesmo diante da perspectiva crítica é relegada a uma suposta neutralidade, que apenas localiza os fenômenos. Mesmo quando o discurso geográfico busca a ruptura a cartografia diversas vezes se mantém pouco ou quase nada alterada. O papel desses livros e seus mapas é importante para pensar o caminho, a presença e a potencialidade da linguagem cartográfica no livro didático e na escola.
Título em Inglês
A cartographic approach on didactic books: Carlos Miguel Delgado de Carvalho and José William Vesentini’s maps
Palavras-chave em Inglês
Textbooks
Cartography
Teaching
Geography
Resumo em Inglês
This research seeks to find an understanding about the presence of cartography and its constants and changes in a time period that comprehends Classic Geography and the beginning of the renewal of Geography in Brazil, by studying its textbooks the references of the theoretical trends of school geography were adopted. The goal was to answer: Did the uses and cartographic production reflect these ruptures in Geography? Is it possible to see a connection between the texts and the graphical representations? By studying Carlos Miguel Delgado de Carvalho`s 1943 book “Geografia Física e Humana – para a Primeira Série”, which goes away from classic geography and begins the modern orientation in the manuals and Jose William Vesentini`s 1982 book “Sociedade e Espaço – Geografia Geral e do Brasil”, appointed as a landmark of the critical perspective insertion. A semiologic analysis of the maps, involving the subjects of the production, the historical context and academic geography was made. The maps in Delgado de Carvalho`s work reflect the themes and proposals of modern orientation by charting the natural factors as a basis for the studies and the insertion of the related human phenomena. However, its maps remain static, as graphic expressions of the text. In Jose William Vesentini`s work a lack of concern with the maps is identified. The cartographic language is, even with a critic perspective, taken to a supposed neutrality, merely locating the phenomena. Even when the geographic speech seek rupture, cartography often remains unaltered. These books and its maps` roles is important to ponder the way, the presence and the potential of cartographic language in textbooks and at school.
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Data de Publicação
2016-09-13
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