Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Miranda, Maria Eliza (Presidente)
Marangoni, Ana Maria Marques Camargo
Prado, Simone Marassi
Título em Português
Cultura, educação e território: a adolescência em diferentes contextos
urbanos
Palavras-chave em Português
Adolescência
Cultura
Educação
Território
Resumo em Português
Este trabalho busca verificar as relações entre educação e cultura, por
intermédio da narrativa de adolescentes sobre suas rotinas de vida no
território da cidade onde vivem, incluindo aspectos da vida familiar, social
e cultural, relação com a tecnologia, continuidade de estudos e projeção
para o futuro profissional. Para isso, fizemos o georreferenciamento das
três escolas onde estudam os adolescentes participantes da pesquisa, para
examinar a presença de espaços de cultura acessíveis aos alunos, que
possam proporcionar a eles atividades culturais fora da escola e contribuir
para que tenham uma percepção de si mesmos e do mundo mais complexa. Na
metodologia de análise que experimentamos neste trabalho, não há como
estabelecer uma relação de determinação entre a quantidade de espaços de
cultura de cada contexto urbano e a diversidade de atividades culturais
relatadas pelos adolescentes envolvidos neste estudo; nem entre essas
atividades e a renda, escolarização, profissão ou presença dos pais em
casa. Cada contexto geográfico-cultural apresenta um potencial enorme em
relação à vida cultural destes adolescentes, do ponto de vista das
dinâmicas modernas expressas no território. Entretanto, a maioria dos
adolescentes participantes da pesquisa não está sendo estimulada a ter
vivências culturais diversificadas, sendo que o potencial de cada contexto
urbano pode ser alavancado, se educação e cultura não forem pensadas de
modo apartado, e se as instituições educacionais assumirem sua função
cultural num mundo cada vez mais conectado e informatizado.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Data de Publicação
2019-02-13
Número de visitas
413
Número de downloads
196