Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Cruz, Rita de Cassia Ariza da (Presidente)
Arroyo, Maria Mónica
Contel, Fabio Betioli
Título em Português
Ir e Vir na Metrópole: políticas públicas de mobilidade na gestão dos transportes na Região Metropolitana de São Paulo
Palavras-chave em Português
Mobilidade Urbana
Transportes
Planejamento
Planejamento de Transportes
Resumo em Português
O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas de transporte ocorridas dentro da Região Metropolitana de São Paulo, considerando as três empresas de caráter estadual que gerenciam e controlam o transporte de passageiros (Companhia do Metropolitano de São Paulo, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e como as mesmas influenciaram e impactaram o histórico da mobilidade na metrópole paulistana. São Paulo, de uma modesta cidade que exercia funções de entreposto comercial no século XIX, torna-se em pouco tempo, uma das principais economias urbanas nacionais, e, o planejamento, através do Estado, transforma a cidade através de diversas mudanças de seus traçados viários e perfis arquitetônicos visando uma cidade moderna e desenvolvida. O transporte se torna, por conseguinte, alvo de investimentos maciços de diversas gestões locais. Circular, mais precisamente, tornar a cidade conectada às futuras rodovias e aos portos, torna-se elemento primordial para o crescimento urbano e futuramente, metropolitano. Rasgar e ampliar as avenidas tornam-se as ações preferidas dos prefeitos da capital, ações que consagravam uma parcela recente e crescente da população motorizada da capital: os motoristas. Os transportes públicos, principalmente os de alta capacidade, mencionado em todos os planos de modernização e crescimento da capital paulista e posteriormente Região Metropolitana, passam para o segundo plano, visto a crescente demanda das indústrias automobilísticas, recém instaladas em solo nacional, que põem o carro, como elemento de status e flexibilidade nas cidades. A escolha política brasileira, mais barata e rápida de atingir os vários pontos do território, o rodoviarismo, foi outra ação estatal que ajudou os carros e aos transportes terrestres difundirem mais no Brasil, principalmente no período do Regime Militar. Durante a ditadura, começa a se pensar o transporte público como elemento integrativo das mais variadas regiões das cidades e como forma de desafogar os já saturados congestionamentos, além de ser fonte menos poluente. A mobilidade ganha novos significados e o comportamento coletivo passa a ser priorizado no trânsito, através de ações estatais que priorizem os usuários de transporte público e os pedestres. Os investimentos, apesar de significativos, não acompanharam o ritmo de crescimento populacional e a mudança de oferta e serviços nas cidades, tornando o deslocamento casa – trabalho - casa, o mais importante para a população, uma tarefa árdua e cheia de reclamações.
Título em Inglês
Come and go in the Metropolis: the public policies of mobility in transport management in the metropolitan region of São Paulo
Palavras-chave em Inglês
Urban Mobility
Transports
Planning
Transportation Planning
Resumo em Inglês
The present work aims to analyze the public policies of São Paulo Metropolitan Region, considering the three state companies that manage and control the passenger’s transport (Companhia do Metropolitano de São Paulo, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) and how they have influenced and impacted the historical of mobility in São Paulo metropolis. São Paulo, from a modest city that played functions of trading post on the 18th century, becomes in a short period, one of the main national urban economies, and, the state planning, transformed the city, through many changes on its traced roads and architectural profiles under the objective of producing a modern and developed city. The transport, has become, consequently, mask of significant investments from many local managements. Circulation or better making the city more connected to future roads and ports, becomes the main element for urban and metropolitan growth. Ripping and extending avenues became the preferred action of the capital’s mayors action, that, consecrated one recent and growing portion of the motorized population: the drivers. The public transports, mainly the high capacity, mentioned in all plans about growth and modernization of São Paulo city and later São Paulo Metropolitan Region has become the targets in a second plan, whereas the crescent demand of automakers, newly installed in national soil that put the car, as element of status and flexibility in the cities. The Brazilian political choice, cheaper and fast of reaching the various points of the territory, the rodoviarism, was an other action that helped the cars and the ground transportation to be more infused in Brazil, mainly during the Military Regime’s period, when public transportation starts to be considered as an integrative element from many region of the cities and as a way of venting the saturated congestions, besides being a less polluted font. The mobility wins new meanings and the collective behavior comes to be prioritized in the transit in state’s actions that priorities the public transportation’s users and the pedestrians. The investments, despite of its significance, have not follow the population growth’s rhythm and the change of city’s offer and services, making the displacement home-labor-home, the most important to the population, a hard work full of complaints.
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Data de Publicação
2016-08-12
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