Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Girotto, Eduardo Donizeti (Presidente)
Soares, Marcos de Oliveira
Marcos, Valeria de
Título em Português
A percepção dos estudantes do DG-USP sobre os estágios e a formação docente em geografia
Palavras-chave em Português
Educação
Formação de professores
Estágio supervisionado
PIBID
Resumo em Português
Este trabalho de graduação individual (TGI) discute os estágios supervisionados obrigatórios da licenciatura, realizados pelos estudantes do curso de Geografia do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (DG-USP) em escolas públicas de São Paulo e sua relevância para a formação de geógrafos e professores de geografia. Com análises de relatórios de estágio, questionários aplicados com os estudantes do DG-USP e entrevistas, buscou-se compreender melhor as visões e opiniões dos licenciandos a respeito da graduação em geografia no DG-USP e da licenciatura na Faculdade de Educação da USP (FE-USP). Com ênfase nas dificuldades e desafios vividos durante a realização dos estágios, no contexto de estudante-trabalhador e na desvalorização da profissão docente, foram discutidas possibilidades de mudança na forma como o DG-USP encara a educação e a formação de professores, discutindo-se as potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e da Semana de Geografia como formas de promover experiências de estágio mais significativas.
Título em Inglês
The perception of DG-USP's students regarding internship and teachers training in geography
Palavras-chave em Inglês
Education
Teachers training
Internship
PIBID
Resumo em Inglês
This final paper discusses the compulsory internship of the teachers degree program, carried out by students of the Department of Geography at the University of São Paulo (DG-USP) in public schools of São Paulo and its relevance to the academic education of geographers and the teacher-geographer. With the analisis of internship reports, questionnaires applied with the students of the DG-USP and interviews, the aim was to better understand the views and opinions of the undergraduates regarding the geography degree at the DG-USP and the undergraduate of the teachers degree program at the College of Education of USP (FE-USP). With emphasis on the difficulties and challenges faced during the internships, in the studentworker context and in the devaluation of the teaching profession, possibilities for a change in the way in which the DG-USP faces education and teacher training, while discussing the potential of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) and the Geography Week as ways of promoting more meaningful internship experiences.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
2017_EnzoYonamine.pdf (1.36 Mbytes)
 
Data de Publicação
2017-06-07
Número de visitas
735
Número de downloads
656
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.