Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Scifoni, Simone (Presidente)
Scarlato, Francisco Capuano
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em Português
Acesso à mobilidade e processos de segregação espacial
Palavras-chave em Português
Mobilidade urbana
Transporte público
Urbanização
Periferia
Resumo em Português
A reivindicação pelo acesso ao transporte público e por sua melhoria é pauta dos movimentos sociais nas cidades do Brasil, que se mostra como uma das frentes na luta pelo direito a cidade. Ao realizar o resgate histórico do caso paulistano, nota-se que o tema do transporte público está relacionado ao desenvolvimento da indústria e a moradia da classe operária, e com ela atrelada nos diferentes momentos históricos da cidade. Em contexto de produção capitalista do espaço urbano e do par centroperiferia, discute-se neste trabalho como o transporte público se dispõe na cidade e como é tomado enquanto elemento de valorização espacial. Para tanto, toma-se como objeto de estudo a construção do monotrilho da Linha 15 do Metrô, no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo. Ao pensar a produção do urbano enquanto crítica, a pesquisa tem por fim compreender as contradições da produção do espaço que se manifestam no transporte público e na mobilidade urbana na cidade.
Título em Inglês
Access to urban mobility and spatial segregation processes
Palavras-chave em Inglês
Urban mobility
Public transport
Urbanization
Periphery
Resumo em Inglês
The demand for access to public transportation and for its improvement is the agenda of social movements in the cities of Brazil, which is shown as one of the fronts in the struggle for the right to the city. In carrying out the historical rescue of the case of São Paulo, it is noted that the theme of public transportation is related to the development of industry and the housing of the working class. In the context of capitalist production of space and the center-periphery pair, this paper discusses how public transport is available in the city and how it is taken as an element of spatial valorization. To do so, the object of study is the construction of the monorail of Line 15 of the Metro, in the neighborhood of São Mateus, in the eastern zone of São Paulo. When thinking about the production of the urban as a critic, the research aims to understand the contradictions of the production of space that are manifested in public transportation and urban mobility in the city
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Data de Publicação
2017-06-07
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