Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Silva, Maria Elisa Siqueira (Presidente)
Silva, Carlos Batista da
Armani, Gustavo
Título em Português
Precipitação e circulação atmosférica na América do Sul em fases distintas da Oscilação Decadal do Pacífico entre 1970 e 2003
Palavras-chave em Português
Precipitação
Circulação atmosférica
Oscilação Decadal do Pacífico
América do Sul
Resumo em Português
Recentes estudos apontam que os padrões da temperatura da superfície do mar (TSM) sobre os oceanos Pacífico e Atlântico contribuem para modular os padrões atmosféricos da América do Sul. Dado que há uma relação entre as distintas fases da Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) e a variabilidade da temperatura média global, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar os padrões climáticos das estações seca e chuvosa da circulação atmosférica e precipitação sobre a América do Sul durante as fases negativa e positiva da ODP, entre 1970 e 2003. Os resultados mostram uma conformidade nos campos médios traçados com dados da reanálise I do NCEP-NCAR e do ERA-40. Os dados do ERA-20C apresentam menor concordância no sinal em relação às demais fontes analisadas. Apesar dos dados do NCEP-NCAR apresentarem um sinal mais intenso que os dados do ERA-40C, ambos indicaram anomalias positivas e negativas na altura geopotencial, em altos níveis, nas fases negativa e positiva da ODP. Durante a fase negativa da ODP, ocorre a intensificação dos alíseos sobre o nordeste da América do Sul e do escoamento de norte, na região central do continente, sendo estes processos mais intensos durante a estação chuvosa (outubro a março) do que na estação seca (abril a setembro). Durante a fase positiva da ODP, ocorre o enfraquecimento dos alíseos no nordeste da América do Sul e do escoamento de norte, mas, ainda assim, o impacto climático durante a estação chuvosa é mais intenso do que na estação seca. Os dados de precipitação do GPCC indicam que, durante a fase negativa da ODP, ocorrem anomalias negativas de precipitação sobre o centro-leste da América do Sul e anomalias positivas sobre a região sudeste. Durante a fase positiva da ODP, o padrão de anomalias de precipitação se inverte.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-05-07
Número de visitas
553
Número de downloads
278
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.