Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Scifoni, Simone (Presidente)
Gomes, Denise Maria Cavalcante
Leite, Rosimeire Ventura
Título em Português
A Chácara Klabin e seu entorno: da chácara desocupada até o bairro de luxo.
Palavras-chave em Português
Urbanização desordenada
Favelização
Especulação imobiliária
Resumo em Português
O bairro da Chácara Klabin e seu entorno passaram por diversas transformações ao longo do tempo, assim como toda a cidade de São Paulo em função da rapidez com que seu davam os processos de urbanização das cidades pós anos 30. A urbanização das cidades sempre trouxe muitas mazelas para os seus habitantes independente da sua condição social, mas principalmente àquela parcela mais pobre da população, que se torna refém dessa urbanização higienista e elitista praticada pelo nosso poder público. A cidade de São Paulo passou por um boom de crescimentos econômico muito grande na virada do século XX o que gerou um aumento demasiado na população da cidade e também nas desigualdades sociais que se expressam na ocupação do espaço. A atuação do Estado na remodelação das cidade foi intensa o que influenciou diretamente em nosso fragmento. Em 1930, o subúrbio de São Paulo começa a despertar a atenção do mercado imobiliário e essa interação centro-subúrbio se intensifica, pois ali foi percebido um estoque de terrenos baratos que poderiam ser loteado e incorporados à dinâmica da cidade. Por mais que seu entorno estava ocupado, a região onde hoje se encontra a Chácara Klabin só foi realmente urbanizada nos anos 50 com o surgimento da Favela do Vergueiro. Essa perdurou até seu loteamento e incorporação imobiliária quando foi completamente removida sem um projeto paralelo de habitação social e se iniciou um processo de produção dessa região. Após a remoção da favela, em poucos anos o fragmento passou por muitas modificações, as várzeas que no começo foram deixadas de lado por muitos anos se incorporaram à dinâmica sanitária da cidade com a inauguração do incinerador e da usina de transbordo Vergueiro. Mas mesmo com essas estruturas, essa área foi novamente fragmentada e hierarquizada agora dando lugar também à dinâmica dos transportes na cidade com a inauguração das estações de Metrô. O fragmento se tornou um local valorizado e desejado pelo mercado imobiliário, que continuou com o seu processo especulatório transformando mais uma vez a região.
Título em Inglês
Study of fragment. Chacara Klabin and it's surroundings. From the abandoned farmhouse to the luxury district
Palavras-chave em Inglês
Desorganized urbanization
Favelização
Real estate market
Resumo em Inglês
Chácara Klabin and it's surroundings have been changed a lot as the time goes by, as well the entire city of Sao Paulo. The development of the city brought to much suffering for the poor people especially because of some hygienists politics that determined how the city should grow. In the 30’s the suburb of Sao Paulo started to draw attention from the real estate market. The state policy was working in partnership with the private market and because of some changes in the urbanism of the downtown, a big part of the population lost their home and saw herself obligated to occupy other parts of the city and Chácara Klabin was one of them. After many years of occupation, the Favela o f Vergueiro was removed and a high standard neighborhood was born. This study wants to understand what was the process that made this region looks like today.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2019-02-07
Número de visitas
682
Número de downloads
405
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.