Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Heidemann, Heinz Dieter (Presidente)
Ribeiro, Ana Sylvia Maris
Silva, Allan Rodrigo de Campos
Título em Português
A Crise do Trabalho e a Temática da Migração no Ensino de Geografia: Implicações e Reflexões
Palavras-chave em Português
Ensino de geografia
Migração
Mobilidade do trabalho
Material didático
Resumo em Português
Este trabalho de pesquisa se propõe a discutir a temática da migração na educação básica de geografia por meio de uma narrativa que traz uma coletânea de relatos pessoais e de experiências em grupos de pesquisa, por meio de um percurso que contempla estudos teóricos sobre a migração, estágios supervisionados, docência compartilhada e regência, além de trabalhos de campo sobre a temática da migração no ensino de geografia realizados nos últimos anos, com o intuito de disparar questões acerca da difícil articulação entre a geografia acadêmica e o ensino regular de geografia na educação básica tendo como eixo norteador um importante conteúdo do currículo da disciplina de geografia que é a migração, aqui entendida enquanto mobilidade do trabalho em um contexto de crise da sociedade produtora de mercadorias, enfoque que permite aprofundarmos percursos reflexivos e reposiciona os estudos da migração como temática importante na tentativa de compreendermos a sociedade contemporânea neste início de século XXI, valendo-se de um vasto acumulado empírico e de trabalhos anteriores como a pesquisa de iniciação científica e um intercâmbio realizado em Portugal.
Título em Inglês
The Job Crisis and the Thematic of Migration in Geography Teaching: Implications and Reflections
Palavras-chave em Inglês
Geography teaching
Migration
Labor mobility
Didactic material
Resumo em Inglês
This research aims to discuss the migration issue in basic geography education through a narrative that brings a collection of personal reports and experiences in research groups, through a course that includes theoretical studies on migration, supervised internships, shared teaching and regency, as well as fieldwork on the subject of migration in the teaching of geography carried out in the last years, in order to raise questions about the difficult articulation between academic geography and the regular teaching of geography in basic education having as a guiding axis an important content of the curriculum of the discipline of geography that is the migration, here understood as labor mobility in a context of crisis of the society producing merchandise, an approach that allows to deepen reflexive paths and reposition the studies of the migration as important theme in an attempt to understand the contemporary society at the beginning of the twenty-first century, drawing on a vast empirical accumulation and previous works such as research for scientific initiation and an exchange held in Portugal.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2019-06-04
Número de visitas
322
Número de downloads
125
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.