Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Galvani, Emerson (Presidente)
Azevedo, Tarik Rezende de
Conti, Jose Bueno
Título em Português
Avaliação do conforto humano no transporte público paulistano: estudo de caso da Linha 6000-10 em veículos climatizados e não climatizados
Palavras-chave em Português
Temperatura do ar
Umidade relativa
Uso do solo
Resumo em Português
A linha 6000-10 percorre a zona sul do município de São Paulo, indo do Terminal Santo Amaro até o Terminal Parelheiros. Nessa pesquisa foi avaliado o conforto humano em ônibus climatizados (OC) e não climatizados (ONC) para os usuários dessa linha nos dias 15, 22 e 29 de agosto de 2016. Para este objetivo, foram realizados trabalhos de campo para a aferição da temperatura do ar, umidade relativa e ponto de orvalho no ambiente interno dos ônibus. Esses atributos climáticos foram relacionados com a lotação, o uso do solo do trajeto percorrido e aos sistemas sinóticos atuantes na região. Na análise dos dados foram aplicados o Índice de Temperatura Efetiva e o Índice de Desconforto Humano. A comparação dos dados revelou que os ONC apresentam maior suscetibilidade aos atributos climáticos externos do que os ônibus climatizados, nos permitindo concluir que os OC se mostraram mais eficientes ao isolar termicamente a ambiente interno do ônibus. Acrescentamos ainda que a partir da análise das temperaturas, os OC apresentaram maior conforto humano para os seus usuários nos dias avaliados. Palavras-chave: temperatura do ar, umidade relativa, uso do solo
Título em Inglês
Evaluation of human comfort in public transport in São Paulo: case study of line 6000-10 in air conditioned and non-air conditioned
Palavras-chave em Inglês
Air temperature
Relative humidity
Land use
Resumo em Inglês
The 6000-10 bus line goes through the south of the city of São Paulo, starting at Santo Amaro bus station to Parelheiros bus station. In this research has been assessed the thermal comfort in acclimatized and no acclimatized buses for the users of this line in August 15, 22 and 29. For this purpose, fieldworks were done to measure the temperature, relative humidity and dew point inside the bus. This climatic attributes were related to the bus stocking, land use during the journey, and to the synoptic system active in the region. In the data analysis has been used the Effective Temperature Index and the Human Discomfort Index. The data comparison revealed that the no acclimatized bus presents greater susceptibility to climatic attributes than the acclimatized bus, allowing us to conclude that the acclimatized bus proved to be more efficient on thermally insulating the environment. Besides, from the temperature analysis, the acclimatized bus presented greater thermal comfort for the users.
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Data de Publicação
2018-10-03
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