Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Damiani, Amelia Luisa (Presidente)
Scifoni, Simone
Peres, Elena Pajaro
Título em Português
A “EMOÇÃO DE LIDAR” Aspectos históricos e geográficos sobre a trajetória e obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, no Manicômio Colônia Juliano Moreira (RJ) de 1939 a 1989.
Palavras-chave em Português
Arte
Mobilidade
Loucura
Desvio
Espaço urbano
Arthur Bispo do Rosário
Resumo em Português
Arthur Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba SE, descendente de escravizados, foi marinheiro e migrou para a cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Porém no Manicômio Colônia Juliano Moreira viveu confinado por quase cinquenta anos e produziu grande parte de sua obra artística (1939 a 1989). Diagnosticado portador de esquizofrenia paranoide, viu neste espaço institucional a inserção de políticas de carácter científico, que deram ao manicômio Juliano Moreira o status de laboratório racial da psiquiatria no Brasil. A Obra de Arthur Bispo do Rosário se apresenta como uma subversão à norma de segregação do espaço manicomial, apontando para a uma cosmovisão africana. Numa espécie de devir e desvio, Bispo realiza um resgate a memória ancestral nos convidando à reconstrução do mundo, com suas Miniaturas, Assemblages, Estandartes, ORFAs, Bordados, Materiais extremamente complexos e minuciosos. Sua arte foi criada a partir de restos de materiais lixos e objetos coletados, de uso a princípio inútil, revelando ao mundo uma estética única dentro das artes brasileiras, que refletem a lógica da modernidade e consumo impressos no espaço urbano.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2019-06-03
Número de visitas
326
Número de downloads
426
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.