Trabalho de Graduação Integrado
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Alves, Gloria da Anunciação (Presidente)
Cacete, Nuria Hanglei
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em Português
A educação básica em um breve panorama: implicações e problematização
Palavras-chave em Português
Educação básica
Interação professor aluno
Ensino-aprendizagem
Resumo em Português
Este trabalho trata de algumas questões referentes a Educação Básica, enfocando a formação docente, a Escola bem como o modelo de transmissão-assimilação de conteúdos. Para tanto foi necessário um breve panorama da educação como entendimento e desvelamento desses fenômenos citados. Procurou-se evidenciar que algumas questões da Educação ocorrem devido o enfraquecimento da interação entre professor e aluno, com desdobramentos no ensinoaprendizagem, comprometendo todo o processo de aquisição do saber que leve a construção do conhecimento. Assim, soluções pensadas devem, portanto, levar em consideração, professor e aluno, como agentes de mudança, de melhora do Ensino, não sendo pertinente pensar a escola e a sala de aula sem ouvir o que ambos tem a dizer.
Título em Inglês
The basic education in a brief overview: implications and questioning
Palavras-chave em Inglês
Basic education
Teacher student interaction
Teaching and learning
Resumo em Inglês
This paper addresses some issues relating to basic education, especially focusing on the classroom as a privileged space of the teacher student interaction. Thus, it is understood that most educational problems arising out of this interaction. He sought to highlight these problems occur due to the weakening of the interaction between teacher student with developments in teaching and learning, undermining the whole process of acquisition of knowledge that will lead to knowledge building. The thoughtful solutions must therefore consider them as agents of change, improvement of education, not being relevant to think the school and the classroom without hearing what both have to say, the teacher by experience the day to day process of knowledge and its mediator, and the student to be the end and the most interested in the process of knowledge to put the world autonomously and above all reflect on themselves and their own knowledge.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
2016_IgorGomes.pdf (1.02 Mbytes)
 
Data de Publicação
2016-09-12
Número de visitas
1320
Número de downloads
916
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.