Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Assaf, Elisabete Moreira (Presidente)
Lucredio, Alessandra Fonseca
Ticianelli, Edson Antonio
Título em Português
Efeito do solvente de impregnação na preparação de catalisadores Ni/MgO-SiO2 para a produção de H2 via reforma a vapor de glicerol
Palavras-chave em Português
Catalisadores
Resumo em Português
Neste trabalho, compararam-se catalisadores de Ni suportados em matrizes mistas MgO-SiO2 frente à reação de reforma a vapor do glicerol (RVG). Para a preparação dos catalisadores, com teores mássicos de 10% de Ni(II) e 30% de MgO em SiO2, utilizaram-se os métodos de mistura física e impregnação úmida sequencial com diferentes solventes (água, etanol e acetona). Avaliou-se o efeito do solvente de impregnação sobre o rendimento e a seletividade dos catalisadores frente à RVG. Para a caracterização dos catalisadores foram empregadas as técnicas de espectroscopia de energia dispersiva de raios X, fisissorção de nitrogênio, difratometria de raios X, redução à temperatura programada com H2, quimissorção de H2 e microscopia eletrônica de varredura. Para avaliação da atividade e seletividade dos catalisadores, estes foram testados por um período de 5 h na RVG, sob temperatura de 600 ºC, com razão molar água/glicerol de 12/1 e vazão de entrada da mistura de 5 mL.h-1, num reator tubular de quartzo. Procurou-se explicar as características físico-químicas de cada catalisador com a utilização dos diferentes solventes de impregnação, assim como comparar os resultados obtidos nos testes catalíticos entre estes materiais. Após os testes na RVG, repetiram-se as análises de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura, a fim de comparar os catalisadores antes e depois das reações e avaliar a formação de depósitos de carbono. A caracterização das amostras indicou que o solvente de impregnação leva à formação de diferentes compostos entre o suporte e o Ni como fase ativa, expressando diferentes forças de interação entre os dois. Observou-se a formação de espécies hidratadas de Mg, e da solução sólida MgNiO2; além disso, notou-se que o solvente de impregnação influenciou o grau de redução do Ni obtido na ativação dos catalisadores. O catalisador preparado com etanol apresentou o maior rendimento em H2 e CO2, assim como uma conversão quase total de glicerol. O catalisador preparado com água resultou na menor formação de carbono após os testes.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2016-06-07
Número de visitas
1332
Número de downloads
1306
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.