Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Cardoso, Carmen Lucia
Barreira, Cristiano Roque Antunes
Lorenzi, Carla Guanaes
Título em Português
Uma análise ontológica da experiência de dor em atletas lesionados : contribuições da fenomenologia de Edith Stein à Psicologia
Palavras-chave em Português
Dor
Ontologia
Psicologia fenomenológica
Lesões esportivas
Resumo em Português
A Psicologia tem se mostrado cada vez mais necessária no âmbito do esporte de alto rendimento e vem sendo muito explorada por pesquisadores interessados no estudo das experiências frequentes de lesão vividas por atletas nesse contexto. Dentre os desafios indicados pela literatura atual encontra-se o de dar ênfase à singularidade do sujeito que vive a experiência, tomando-a como ponto de partida determinante para atuação e intervenção do psicólogo durante o afastamento e tratamento fisioterápico. Nesse sentido, o objetivo geral da presente investigação foi fazer uma análise ontológica da experiência vivencial desses atletas em acordo com as etapas efetuadas na obra “A Estrutura da Pessoa Humana” da filósofa e fenomenóloga Edith Stein. Como objetivo específico visou-se delinear a aplicação da fenomenologia clássica no que tange ao trabalho do psicólogo dentro do que se designou acompanhamento psicológico, contribuindo para informar uma clínica em Psicologia do Esporte. O material de análise foi composto por dez entrevistas semiestruturadas realizadas com atletas lesionados de alto-rendimento do sexo feminino e masculino, entre 17 e 28 anos, de modalidades esportivas diversas. O procedimento metodológico pautou-se nas seguintes fontes de referência: “O Problema da Empatia” (Stein, 1917/1998); “Hermenêutica na situação clínica: O desvelar da singularidade pelo idioma pessoal” (Safra, 2006); “Experiência Elementar em Psicologia” (Mahfoud, 2012). Os resultados explicitaram três modos distintos de vivenciar a experiência ocasionada pela lesão, fazendo emergir aspectos da individualidade dos atletas que se mostraram determinantes para a intervenção psicológica. O diálogo e a discussão com as estratégias consideradas mais eficazes na literatura da área tornaram possível ampliar a compreensão do momento dramático vivido pelos atletas na condição especificada, articulando alternativas de atuação aos profissionais responsáveis pelo acompanhamento. Evidenciou-se, portanto, uma possibilidade de considerar o atleta em sua integralidade de modo a trazer à tona sua história de vida e suas características pessoais através do modo singular com o qual vivencia o tratamento. Entende-se, por fim, que este estudo apresenta um esclarecimento da dinâmica vivida, podendo ser elucidativo para a prática clínica no domínio de conhecimento que lhe é próprio
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Data de Publicação
2015-01-16
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