Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Pereira, Marcelo (Presidente)
Gonçalves, Sheila Maria Mazer
Castro, Rafael Gil de
Título em Português
Análises dos tipos de perguntas do monitor e das conversas de aprendizagens dos visitantes em dois tipos de visitas monitoras a uma área de mata nativa
Palavras-chave em Português
Espaços não formais de ensino
Tipos de mediação de visitação
Conversas de aprendizagem
Tipos de perguntas
Resumo em Português
Foram analisadas visitas monitoradas de alunos do ensino fundamental a uma área de mata nativa (espaço não formal de ensino), ocorridas antes e após a monitora participar de um curso de formação continuada. Para analisar as perguntas da monitora foi utilizada a ferramenta proposta por Machado e Sasseron (2012) e as falas dos alunos foram classificadas utilizando-se as categorias de conversas de aprendizagem proposta por Allen (2002). As duas primeiras visitas foram classificadas como visita-palestra. Nessas visitas, as perguntas sobre dados e as conversas perceptivas foram as mais frequentes. Após o curso, a monitora adotou uma mediação do tipo discussão dirigida e as conversas conceituais tornaram-se as mais frequentes, superando as frequências de todas as outras categorias juntas. As mudanças na estratégia de interação com os visitantes e na frequência dos tipos de perguntas nas visitas finais influenciaram a mudança no perfil de conversas de aprendizagem dos alunos
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-02-15
Número de visitas
60
Número de downloads
24
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.