Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Pereira, Marcelo (Presidente)
Gonçalves, Sheila Maria Mazer
Assan, Uriel
Título em Português
Análise da presença de indicadores de alfabetização científica durante diferentes tipos de visitas monitoradas
Palavras-chave em Português
Alfabetização científica
Espaços não formais de ensino
Indicadores de alfabetização científica
Resumo em Português
Atualmente há um consenso que atividades que visam alfabetização científica (AC) podem ser desenvolvidas não apenas dentro do ambiente escolar, como também em espaços como museus, zoológicos e jardins botânicos. O objetivo deste trabalho foi analisar os indicadores de AC em exposições presentes na fala da monitora durante dois diferentes tipos de visitas, ocorridas em zoológico antes e após a monitora participar de um curso de formação continuada. A monitoria inicial foi classificada como visita-palestra e após o curso a monitora adotou uma visita do tipo discussão dirigida. Observou-se que o Indicador científico foi o mais frequente em ambos os tipos de visita, no entanto houve diferença entre os atributos deste Indicador. A mudança na estratégia de interação com os visitantes influenciou a diferença na forma como o conteúdo conceitual foi abordado durante os dois tipos de visitas
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-02-15
Número de visitas
102
Número de downloads
42
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.