Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Medeiros, Michele Dayane Facioli
Castro, Rafael Gil de
Título em Português
Os níveis hierárquicos da biodiversidade em redações de diferentes gêneros textuais produzidos por alunos em uma sequência didática investigativa
Palavras-chave em Português
Ensino de ciências por investigação
Ensino de biodiversidade
Sequência didática investigativa
Gêneros textuais
Resumo em Português
O ensino de ciências por investigação, surge como uma alternativa ao ensino tradicional de ciências, normalmente associado a memorização. No ensino de ciências por investigação, é proposto para os alunos um problema cientifico a partir do qual devem propor hipóteses para a resolução desse problema e argumentar com os conceitos discutidos para defender suas ideias. As sequências didáticas investigativas (SDIs) são sequências didáticas pautadas no ensino de ciências por investigação. Foi aplicada uma SDI sobre biodiversidade no contexto da construção da usina de Belo Monte. O conceito de biodiversidade foi abordado em três níveis hierárquicos: espécie, genético e ecossistema. Na atividade avaliativa verificou-se textos com três gêneros textuais, o artigo de opinião, relatório científico escolar e exercício escolar tradicional. Os gêneros textuais são construções sócio comunicativas que são definidas pelo seu conteúdo, funcionalidade, composição e estilo. Os níveis hierárquicos do conceito de biodiversidade aparecem de forma diferente em cada um dos gêneros textuais de acordo com suas características
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2017-02-15
Número de visitas
1171
Número de downloads
2941
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.