Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Hsiou, Annie Schmaltz
Assan, Uriel
Título em Português
A presença de indicadores de alfabetização científica em textos escritos de sequências didáticas investigativas de genética
Palavras-chave em Português
Indicadores de alfabetização científica
Ensino por investigação
Genética
Sequência didátiva investigativa
Resumo em Português
A área do ensino de genética, na biologia, talvez seja uma das mais complexas devido a fatores como abstração dos conceitos, interdisciplinaridade, falta de entendimento de conceitos chave necessários ao entendimento dos processos que ocorrem na genética, dentre outros. No escopo de várias propostas que visam contornar tais dificuldades, foi analisada uma nova proposta de curso de Genética para o Ensino Médio, baseada no Ensino por Investigação e na Alfabetização Científica, no sentido de buscar indicadores que apontassem para o desenvolvimento, por parte dos estudantes, de habilidades próprias do pensamento científico. Ao final, foram encontrados indicadores de alfabetização científica em textos escritos de duas sequências didáticas investigativas analisadas, permitindo a suposição de que o curso analisado promova o pensamento crítico e científico dos alunos
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
IsraelSilliPalandre.pdf (468.95 Kbytes)
 
Data de Publicação
2017-02-15
Número de visitas
888
Número de downloads
1014
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.