Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Motokane, Marcelo Tadeu
Kato, Danilo Seithi
Oliveira, Leonardo Basso de
Título em Português
A transposição didática do conceito de biodiversidade em atividades de trabalho de campo
Palavras-chave em Português
Transposição didática
Biodiversidade
Trabalho de campo
Espaço não-formal de ensino
Resumo em Português
O projeto “Trilhas da Biodiversidade” é um programa de visitas monitoradas à área de reflorestamento do campus de Ribeirão Preto, oferecido pelo Laboratório de Ensino de Biologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto aos alunos de ensino fundamental e médio das escolas de Ribeirão Preto e região. Tal projeto se situa num contexto em que são realizadas atividades de campo com coleta de dados para responder a um problema, dentro do panorama da biodiversidade. Neste contexto, tendo em vista a complexidade do termo biodiversidade e seus diferentes usos na sociedade, com diferentes significados, é relevante compreender como a Transposição Didática deste conceito ocorre e, com isso, a seguinte pergunta de pesquisa emerge: “Quais são os elementos envolvidos no processo de transposição didática de um conceito complexo de Biologia em um projeto de extensão que envolve situações de atividades de campo? No presente projeto foram realizadas videogravações de entrevistas com os monitore do projeto Trilhas da Biodiversidade a fim de averiguar as abordagens de biodiversidade presentes nas falas destes monitores. A abordagem de pesquisa qualitativa forneceu dados que nos possibilita afirmar a existência de um vasto potencial pedagógico interdisciplinar a ser trabalhado com a temática da biodiversidade, uma vez que esta temática permite uma abordagem em vários níveis hierárquicos das Ciências Biológicas (dos genes à biosfera) junto a toda complexidade social em que está inserida. Nesse sentido, para que a biodiversidade possa ser trabalhada com esta amplitude, faz-se necessário por parte dos educadores, além de terem uma formação acadêmica dentro da área específica das ciências naturais, realizarem durante as etapas da transposição didática um diálogo constante da biologia com outras áreas do conhecimento, notadamente as de ciências humanas.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
RafaelGildeCastro.pdf (2.04 Mbytes)
 
Data de Publicação
2014-08-25
Número de visitas
1590
Número de downloads
1500
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.