Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Pereira, Tiago Campos
Takahashi, Paula
Guimarães, Luis Henrique Souza
Título em Português
Análises do silenciamento de genes LEA (Late Embryogenesis Abundant) em Panagrolaimus superbus: efeitos no desenvolvimento, morfologia e comportamento
Palavras-chave em Português
Anidrobiose
Interferência por RNA (RNAi)
Panagrolaimus superbus
Proteínas LEA
Resumo em Português
A anidrobiose, do grego “vida sem água”, é um estado de organização biológica altamente estável que alguns organismos alcançam quando enfrentam um estresse hídrico severo. Estes organismos, ditos anidrobiotos, quando se encontram neste estado tornam-se resistentes a uma série de fatores: altas doses de radiação ultravioleta, raios X, temperaturas próximas ao zero absoluto, dentre outros. Devido a esta capacidade destas espécies, uma nova área de pesquisa vem se desenvolvendo com a finalidade de tornar materiais biológicos resistentes à dessecação como ocorre nestes organismos, o que trará grandes avanços para medicina ao possibilitar o armazenamento a seco de órgãos, células, vacinas e outras moléculas de interesse. Uma classe de proteínas conhecida como LEA (Late Embryogenesis Abundant) é acumulada em resposta ao déficit hídrico em muitas plantas, cianobactérias e também alguns invertebrados, como alguns nematoides. São proteínas altamente hidrofílicas, termoestáveis e possuem uma grande plasticidade funcional, podendo atuar na proteção enzimática, estabilizando membranas e também atuando como uma espécie de escudo molecular. O presente trabalho analisou a participação de três proteínas LEA na via de anidrobiose através do silenciamento gênico por Interferência por RNA (RNAi) e também buscou caracterizar os efeitos do knockdown na viabilidade, morfologia, desenvolvimento e comportamento do nematódeo Panagrolaimus superbus, nosso modelo de estudo. Os resultados obtidos confirmam a participação de LEA-12 no processo de anidrobiose, uma vez que seu knockdown não é letal em condições normais de umidade relativa, porém após o teste de dessecação os vermes LEA-12 silenciados exibiram uma redução na viabilidade. Adicionalmente, não houve nenhuma modificação na morfologia, comportamento e desenvolvimento e, portanto, podemos inferir que LEA-12 participa exclusivamente do processo de anidrobiose, já que não foram observados efeitos pleiotrópicos.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
GustavoBorges.pdf (1.34 Mbytes)
 
Data de Publicação
2014-04-25
Número de visitas
1250
Número de downloads
2643
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.