Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Domingues, Tomas Ferreira
Huaman, Carlos Alberto Martinez y
Barosela, José Ricardo
Título em Português
Efeitos do elevado nível de CO2 e de elevada temperatura na taxa respiratória do solo cultivado com plantas de Panicum maximum Jacq. cv Mombaça em sistemas FACE e T-FACE
Palavras-chave em Português
Mudanças climáticas
Respiração do solo
Fluxo de CO2
Ciclo de carbono
Temperatura e umidade do solo
Resumo em Português
O aumento da concentração atmosférica de CO2 causa mudanças climáticas globais que afetarão os ecossistemas terrestres em diversos aspectos. O solo é uma das maiores reservas de carbono desses ecossistemas, e alterações na dinâmica do fluxo de CO2 entre atmosfera e solo podem acarretar efeitos importantes no balanço global decarbono. Dessa forma, como maior representante desse fluxo, a respiração do solo tem recebido muita atenção de pesquisadores, na tentativa de elucidar os mecanismos que influenciam suas repostas às alterações ambientais. Este estudo apresenta os resultados da avaliação da respiração do solo em um experimento em campo, cultivada com a espécie forrageira Panicum maximum cv. Mombaça sob condições de elevada concentração de CO2 (600 ppm) e elevada temperatura (+2°C) em sistema FACE (Free-air carbon dioxide enrichment) e T-FACE (Temperature Free-air Controlled Enhancement), como forma de se entender as prováveis respostas de pastagens tropicais às mudanças climáticas previstas. Os tratamentos foram: Controle (C), elevado CO2 (eC), elevada temperatura (eT) e elevado CO2 + elevada temperatura (eC+eT). As medições foram realizadas em 6 dias e em dois horários diferentes –12h e 18h – durante o experimento que durou 30 dias, sendo duas medições no início e duas no final desse período. Apesar de ter apresentado pequenas diferenças estatísticas (apenas em alguns dias), o aquecimento é um fator que parece influenciar de forma mais consistente na respiração do solo, que mostrou aumento de cerca de 20% apenas no tratamento eT, e 27% no tratamento eC+eT, em relação ao controle. Já a elevada concentração de CO2 pareceu exercer influências mínimas, diminuindo em 5% a respiração do solo no tratamento eC, em relação ao controle, e aumentando em 5% sob efeito do tratamento eC+eT em relação ao tratamento de eT. Em relação ao controle, efeitos significativos do incremento da biomassa das raízes foi observada no tratamento eC. Por efeito do tratamento eC, maior percentagem de biomassa foi particionada para raízes e caules do que para as folhas. A temperatura e a umidade do solo foram monitoradas continuamente durante o experimento, e apresentaram baixa correlação estatística com a respiração do solo. No entanto, tem-se demonstrado um grau de dependência alto da respiração do solo a esses parâmetros, sendo, então, necessárias maiores investigações para que o processo de respiração do solo e os mecanismos que o influenciam, como a respiração autotrófica das raízes e seu efeito na respiração heterotrófica, sejam elucidados.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2014-04-24
Número de visitas
1046
Número de downloads
1103
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.