Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Nather, Francisco Carlos
Oliveira, Elisabeth Spinelli de
Santos, Wagner Ferreira dos
Título em Português
Pinturas abstratas evocando movimento alteram a percepção subjetiva do tempo
Palavras-chave em Português
Percepção do tempo
Imagens estáticas
Ilusão de movimento
Percepção de movimento
Op Art
Resumo em Português
Trabalhos anteriores utilizando imagens estáticas figurativas de corpos humanos em movimento (esculturas de bailarias de Degas), exibidos por diferentes durações de tempo, mostraram distorções na percepção subjetiva do tempo de acordo com a intensidade do movimento representado. O presente estudo examina se imagens compostas por padrões geométricos simples, em preto e branco, que causam ilusões ópticas de movimento, influenciariam na percepção de tempo. Os participantes observaram duas obras de Optical Art da pintora Bridget Riley por 9 ou 36s (grupos G9 e G36, respectivamente). As pinturas, com diferentes intensidades de movimento (2,0 e 6,0 pontos em escala tipo Lickert de 1 a7), foram exibidas em ordem aleatória. Foi utilizado o paradigma prospectivo no método da reprodução, onde o participante é previamente avisado que fará uma estimação de tempo onde ele reproduz a duração de exibição do estímulo. A análise dos dados não mostrou distorções no grupo G9. No grupo G36, entretanto, as pinturas foram diferentemente percebidas: a imagem de 2,0 pontos de movimento foi estimada com duração mais curta do que a de 6,0 pontos. Também no G36, a imagem de 2,0 pontos foi subestimada em relação ao seu tempo real de exibição. As ilusões ópticas de movimento, portanto, afetaram a percepção subjetiva do tempo, durante uma exposição longa. Este fenômeno foi relacionado à complexidade do movimento observado nas imagens, à atenção requerida pelos estímulos, e a um possível mecanismo de embodiment, provavelmente levando a alterações na velocidade de estoque dos pulsos de um relógio interno.
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Data de Publicação
2014-04-25
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