Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Huaman, Carlos Alberto Martinez y
Ramos, Ronai Ferreira
Contin, Daniele Ribeiro
Título em Português
Efeito do elevado CO2 e do aquecimento sobre o balanço hídrico e a temperatura foliar de Panicum maximum Jacq., uma espécie forrageira tropical C4
Palavras-chave em Português
Mudanças climáticas
Elevado CO2
Elevada temperatura
Balanço hídrico
Panicum maximum
Resumo em Português
Um abrupto aumento na concentração de CO2 atmosférica ocorreu a partir do século XIX até os dias atuais, em ritmo de crescimento que, se mantido, elevará esta concentração para 600ppm até 2050 provocando um aumento na temperatura média global, previsto entre +1,5 °C e +2,0 °C. Esta mudança terá efeito direto sobre os ecossistemas, principalmente através de mudanças fisiológicas nas plantas. Elevadas concentrações de CO2 induzem fechamento estomático, consequentemente aumentando reduzindo o uso da água, isso associado ao fato de que a água é um dos maiores limitantes para o desenvolvimento vegetal, denota a importância da investigação da influência destas mudanças sobre o balanço hídrico das plantas. Neste trabalho foram utilizados os sistemas miniFACE de enriquecimento de CO2 e o sistema T-FACE de aquecimento para o estabelecimento de ambientes com elevada concentração de CO2, Temperatura elevada e com CO2 e temperatura elevados. Os 3 ambientes citados mais o grupo controle formaram os 4 tratamentos do trabalho. Indivíduos da espécie forrageira Panicum maximum Jacq. cv.Mombaça foram submetidos aos quatro tratamentos por 26 dias, tendo a condutância estomática, a taxa transpiratória, a temperatura foliar e o conteúdo relativo de água da folha monitorados em curso diurno e a biomassa de raiz aferida ao fim do experimento. O CO2 elevado esboçou maior influência sobre os parâmetros avaliados, com destaque para a redução da condutância estomática e taxa transpiratória, e o aumento da proporção entre a massa da raiz e a massa total. A temperatura elevada influiu positivamente na temperatura foliar quando associado ao CO2 elevado e promoveu efeito de ganho no aumento da proporção de massa de raiz induzido pelo CO2 elevado. Os resultados obtidos em todas avaliações indicaram que o elevado CO2 otimiza a utilização e captação de água, o que em um ambiente futuro poderá aliviar os efeitos de uma possível redução na disponibilidade de água, porém um melhoramento no status hídrico das plantas não foi observado, e para um projeto futuro, a indução de estresse hídrico deve ser considerada.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2014-04-24
Número de visitas
1158
Número de downloads
1780
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.