Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Motokane, Marcelo Tadeu (Presidente)
Malachias, Maria Elena Infante
Ratz, Sofia Valeriano Silva
Título em Português
O Programa “Ocean Literacy” e o currículo de biologia do Ensino Médio do Estado de São Paulo
Palavras-chave em Português
Ocean Literacy
Oceanografia
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Ensino de biologia
Resumo em Português
O programa “Ocean Literacy” tem por objetivos compartilhar os conhecimentos sobre os mares e oceanos em todo o mundo, visando essencialmente a compreensão de seus princípios e conceitos fundamentais, assim como promover a divulgação de informações e estimular a formação de um cidadão responsável e informado. Assim esse trabalho busca promover uma reflexão sobre como os princípios do “Ocean Literacy” podem ser adaptados para uma realidade brasileira. Fazendo uma leitura aprofundada do “Ocean Literacy” e dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, elaboramos uma série de tabelas nas quais analisamos as potencialidades do currículo do Estado de São Paulo de aplicar os Princípios e Conceitos dos Mares e Oceanos. O potencial do programa “Ocean Literacy” no currículo do Estado é grande, porém é pouco utilizado, pois depende de interdisciplinaridade ausente no currículo brasileiro
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2016-04-12
Número de visitas
1050
Número de downloads
879
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.