Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Paula, Gustavo Henrique Oliveira de (Presidente)
Sanchez, Elen Rizzi
Castelo, Ademilson Panunto
Título em Português
Avaliação da contribuição da xantina oxidoredutase para os efeitos vasodilatadores do nitrito de sódio na hipertensão renovascular experimental
Palavras-chave em Português
Estresse oxidativo
Doenças cardiovasculares
Óxido nítrico
Vasodilatação
Resumo em Português
O estresse oxidativo demonstrou elevada importância em seu envolvimento nas fisiopatologias de inúmeras doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial. Estudos bioquímicos, farmacológicos e fisiológicos evidenciaram diversas enzimas como produtoras de espécies reativas de oxigênio (ERO) no estresse oxidativo, dentre elas a xantina oxidoredutase (XOR). Apesar de inúmeros estudos apontarem o seu papel fisiopatológico devido ao estresse oxidativo, a XOR possui propriedade nitrito-redutase, sendo capaz de reduzir nitrito circulante a óxido nítrico (NO), um importante vasodilatador endógeno que contribui para a manutenção da pressão arterial. Além disso, estudos recentes mostraram que a administração de nitrito de sódio em animais hipertensos é capaz de promover efeitos vasodilatadores e antihipertensivos nos mesmos. Dessa forma, considerando que a atividade de XOR aumentada na hipertensão arterial exerce funções benéficas para a doença devido a sua atividade nitrito redutase Por outro lado, considerando que esta mesma enzima exerce deletérias como produtora de ERO e que estas são derivadas de diversas enzimas oxidativas além da XOR este se o aumento de ERO , este trabalho analisou a contribuição da XOR para os efeitos vasodilatadores do nitrito de sódio e se o estresse oxidativo e a elevada produção de ERO na circulação prejudica esses efeitos mediados pela enzima no modelo animal de hipertensão dois rins, um clipe (2R1C)
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2016-04-12
Número de visitas
1378
Número de downloads
2349
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.