Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Avaliação da relação entre disfunções temporomandibulares, distúrbios do sono e ansiedade em estudante de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP)
Palavras-chave em Português
Odontologia
Resumo em Português
Durante a graduação os estudantes de Odontologia têm sua primeira exposição aos riscos relacionados a profissão, além de estarem submetidos a situações de ansiedade devido a expectativa de realizar um bom desempenho acadêmico. O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre a disfunção temporomandibular (DTM), ansiedade e distúrbio do sono (DS) em uma amostra de estudantes da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP, levando em consideração os períodos nos quais estão matriculados. O estudo foi formado por três grupos: Grupo 1, correspondente aos estudantes que acabaram de ingressar na universidade, primeiro período; Grupo 2, com alunos do terceiro ano do curso, quinto período; Grupo 3: àqueles que estão prestes a se formarem, nono período. Os grupos foram constituídos por 30 pessoas, totalizando uma amostra de 90 alunos. Os participantes responderam aos questionários RDC/TMD (Fletcher & Luckett, 1992) e o Inventário de Ansiedade de Beck para analisar sintomas de DTM, DS e ansiedade, respectivamente. Houve associação entre DTM, DS e o período cursado, de modo que os participantes com maior tempo de universidade apresentaram maiores chances de desenvolverem quaisquer sintomas de DTM e DS do que os participantes recém chegados ou àqueles que estão na metade do curso. Quando relacionado a ansiedade moderada e severa, o grupo que apresenta maior incidência de é o dos alunos do primeiro período (Grupo 1). A apreensão pelo o que é novo, pode gerar maiores índices de ansiedade, enquanto que a maior preocupação pelo desempenho acadêmico/profissional, podem influenciar nos índices de DTM e DS
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
gabrielabenassi.pdf (963.03 Kbytes)
 
Data de Publicação
2020-07-22
Número de visitas
365
Número de downloads
130
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.