Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Avaliação da relação entre disfunções temporomandibulares, distúrbios do
sono e ansiedade em estudante de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP)
Palavras-chave em Português
Odontologia
Resumo em Português
Durante a graduação os estudantes de Odontologia têm sua primeira exposição
aos riscos relacionados a profissão, além de estarem submetidos a situações de
ansiedade devido a expectativa de realizar um bom desempenho acadêmico. O
presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre a disfunção temporomandibular (DTM), ansiedade e distúrbio do sono (DS) em uma amostra de
estudantes da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP, levando em
consideração os períodos nos quais estão matriculados. O estudo foi formado por três grupos: Grupo 1, correspondente aos estudantes que acabaram de ingressar na universidade, primeiro período; Grupo 2, com alunos
do terceiro ano do curso, quinto período; Grupo 3: àqueles que estão prestes a se
formarem, nono período. Os grupos foram constituídos por 30 pessoas, totalizando
uma amostra de 90 alunos. Os participantes responderam aos questionários
RDC/TMD (Fletcher & Luckett, 1992) e o Inventário de Ansiedade de Beck para
analisar sintomas de DTM, DS e ansiedade, respectivamente. Houve associação entre DTM, DS e o período cursado, de modo que os
participantes com maior tempo de universidade apresentaram maiores chances de
desenvolverem quaisquer sintomas de DTM e DS do que os participantes recém chegados ou àqueles que estão na metade do curso. Quando relacionado a ansiedade
moderada e severa, o grupo que apresenta maior incidência de é o dos alunos do
primeiro período (Grupo 1). A apreensão pelo o que é novo, pode gerar maiores
índices de ansiedade, enquanto que a maior preocupação pelo desempenho
acadêmico/profissional, podem influenciar nos índices de DTM e DS
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Data de Publicação
2020-07-22
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