Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Cimentos endodônticos modificados com vanadato de prata nanoestruturado decorado com nanopartículas de prata: análise de três propriedades físicas
Palavras-chave em Português
Cimento endodôntico
Vanadato de prata
Propriedades físicas
Capacidade antimicrobiana
Resumo em Português
Para o sucesso do tratamento endodôntico é desejável que a população de micro-organismos infecciosos diminua, prevenindo reinfecções e possibilitando uma obturação adequada. É importante que os cimentos endodônticos possuam atividade antimicrobiana. Uma maneira de aumenta-la é com a incorporação de agentes com tal propriedade, no entanto essa adição pode alterar as propriedades físicas do cimento. O objetivo foi analisar a solubilidade, escoamento e radiopacidade dos cimentos endodônticos AH Plus, Sealer 26 e Endofill, modificados com vanadato de prata nanoestruturado decorado com nanopartícuas de prata (AgVO3) nas concentrações de 0%, 2,5%, 5% e 10%. No teste de solubilidade (n=9) os corpos de prova foram amarrados com fios de nylon e pesados em balança de precisão, depois imergidos em tubos contendo 20 mL de água destilada. Em seguida, foram levados à estufa a 37ºC, por 24 horas, e posteriormente foram colocados em dessecador de sílica por 48h, após esse período foram pesados novamente. No teste de escoamento foram manipulados 0,5 ml de cada grupo, e com o auxílio de uma seringa descartável foi depositado no centro de uma placa de vidro, sendo pressionado com outra de peso maior por 1 minuto, após esse tempo foi medido o diâmetro do disco formado pelo cimento. Para a radiopacidade foram confeccionadas 20 placas de acrílico contendo 4 poços, os cimentos foram manipulados e inseridos na matriz. Após a presa os corpos de prova, as placas de acrílico foram posicionadas ao lado de uma escala de alumínio, e submetidas a um sensor radiográfico, sendo depois as imagens avaliadas por um software para a mensuração dos valores de tons de cinza. Para a solubilidade, não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos controle e os incorporados com AgVO3, para o AH Plus, Sealer 26 e Endofill (p>0,05). Os grupos apresentam escoamento dentro do recomendado pela American National Standards Institute/American Dental Association (ANSI/ADA, 2000), exceto o AH Plus com 10% de AgVO3. A radiopacidade não foi influenciada pela incorporação do nanomaterial ao Endofill (p=0,399), e a concentração de 2,5% do Sealer 26 e do AH Plus aumentou a radiopacidade em relação ao controle (p=0,022 e p=0,006, respectivamente), que não diferiu dos demais grupos (p>0,05).Foi possível concluir que a incorporação de AgVO3 não influênciou negativamente na solubilidade, escoamento e radiopaciade dos cimentos, exceto para o grupo 10% do AH Plus em que o escomento não ficou dentro das recomendações da ANSI/ADA (2000)
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
tainaraalbiasetti.pdf (831.90 Kbytes)
 
Data de Publicação
2020-01-29
Número de visitas
1024
Número de downloads
573
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.