Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Lourenço, Caio Marcelo
Branciforti, Marcia Cristina
Título em Português
Dimensões culturais de Hofstede e gerenciamento de projetos de inovação: estudo de caso em uma multinacional do ramo alimentício
Palavras-chave em Português
Gestão de projetos
Inovação
Cultura nacional
Cultura organizacional
Dimensões culturais
Resumo em Português
Este trabalho visa estudar as relações entre as dimensões culturais de Hofstede e o gerenciamento de inovação, isso feito por meio da investigação da influência da cultura nacional definida pelas dimensões culturais no processo de gerenciamento de inovação. As inovações estão ligadas aos princípios e momento em que a empresa se define, mas varia de acordo com a cultura organizacional adotada e com os elementos da cultura nacional que funcionários podem trazer para dentro das sedes em cada país. Foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre inovação e gerenciamento de projetos e também uma sobre as dimensões culturais de Hofstede: Alta versus Baixa Distância do Poder, Alta versus Baixa Aversão a Incerteza, Coletivismo versus Individualismo, feminilidade versus Masculinidade, Orientação de Longo Prazo versus de Curto Prazo e Indulgência versus Restrição, além de entender a relação entre eles. A partir disso foi feito um estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo alimentício. Para condução do estudo foi feito um questionário para os funcionários das áreas de projetos das plantas do Brasil e Estados Unidos de uma empresa multinacional com sede na França que contava com 26 afirmações a serem consideradas numa escala pré-definida. Por meio da pesquisa prévia, foi possível perceber que duas das dimensões, Masculinidade versus Feminilidade e Indulgência versus Restrição, têm menor influência no gerenciamento de projetos inovação e por isso, para essas foram propostas apenas três afirmativas, enquanto para todas as outras foram propostas cinco. Por fim, os resultados do estudo de caso foram comparados com os encontrados na literatura e pôde-se perceber que quase todos eles apresentam níveis bastante próximos para a empresa analisada, permitindo inferir que esta empresa é pró inovação devido às influências da cultura do país de atuação da empresa, Brasil, e das culturas francesa (como sede) e americana (como head continental).
Título em Inglês
Hofstede’s culture dimensions and innovation project management: case study on a multinational of the food industry
Palavras-chave em Inglês
Project management
Innovation
National culture
Organizational culture
Cultural dimensions
Resumo em Inglês
This Bachelor’s thesis aims to study the relationship between the Hofstede’s cultural dimensions and the innovation management, it was done by investigating the national culture, defined by the cultural dimensions, influence in the innovation management process. The innovations are linked to the principles and space time when the company defines itself in the market, but it can be influenced by the organizational culture and the elements of national culture that the employees may bring into the branch offices in each country. A theorical review on innovation and project management was done, as well as one done on the Hofstede’s cultural dimensions: High versus Low Power Distance, High versus Low Uncertainty Avoidance, Collectivism versus Individualism, Masculinity versus Femininity, Long- versus Short-Term Orientation and Indulgence versus Restriction, besides that understanding the relationship between them. From this, a case study was done with a multinational food company. To conduct the study, a survey was sent to all Brazil and U.S.A. project team employees of a multinational enterprise established in France with 26 statements to be considered in a pre-defined scale. Through the previous research, it was possible to identify that two of the dimensions, Masculinity versus Femininity and Indulgence versus Restriction, have less influence on the innovation project management and therefore, for these were proposed only three affirmatives, while for all the others were proposed five. Finally, the results of the case study were compared with those found in the theory and it was possible to perceive that the analyzed company shows very close levels for almost all of them, what allow to infer that this company is pro-innovation fur to the influences of the Brazilian culture and French (as the central office) and American (as Continental Head) cultures.
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Data de Publicação
2019-08-22
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