Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Bose Filho, Waldek Wladimir
Ferreira, Eduardo Bellini
Título em Português
Proposta de diretrizes para implementação do método Seis Sigma em uma média empresa do setor alimentício: estudo de caso
Palavras-chave em Português
Seis Sigma
Médias empresas
Diretrizes
Setor alimentício
Resumo em Português
O método Seis Sigma é uma ferramenta utilizada para garantir uma melhor lucratividade dos negócios através da melhoria de qualidade de seus processos. A metodologia Seis Sigma busca a perfeição dos processos, diminuindo os gastos com retrabalhos e garantindo um produto de melhor qualidade. Essa metodologia é dividida em cinco etapas distintas de modo a organizar sua aplicação. No Brasil ela é amplamente utilizada em empresas de grande porte ou multinacionais. Apesar da enorme quantidade de empresas de pequeno e médio porte, a utilização deste método não é comum para essas companhias. O trabalho em questão foi realizado para propor diretrizes para a implementação da metodologia em pequenas e médias empresas do setor alimentício, de modo a facilitar este processo. As diretrizes foram propostas depois de um estudo de caso onde uma empresa de médio porte produtora de café torrado e moído decidiu implementar a metodologia sem ajuda especializada. Essas diretrizes foram divididas em nove passos de modo a facilitar a implementação da metodologia, onde cinco passos são as etapas básicas do Seis Sigma e as outras quatro são etapas complementares. Os fatores principais para o sucesso da implementação foram a participação da alta gerência, comprometimento da equipe responsável e a facilidade de comunicação entre os responsáveis envolvidos. A metodologia Seis Sigma não possuiu uma estrutura rígida quanto ao uso de ferramentas específicas, podendo ser adaptada para a realidade de cada empresa. Essa flexibilidade fez com que sua implementação não fosse tão complicada quanto o esperado.
Título em Inglês
Guidelines for implementation of Six Sigma method in an average company in the food industry: case study
Palavras-chave em Inglês
Six Sigma
Medium-sized enterprises
Guidelines
Food industry
Resumo em Inglês
Six Sigma method is a tool used to ensure better profitability of the business by improving the quality of its processes. The Six Sigma methodology aim at perfection of processes, reducing the cost of rework and ensuring a better quality product. This methodology is separated into five distinct stages to organize its implementation. In Brazil, it is widely used in large or multinational companies. Despite the huge, amount of small and medium-sized businesses, the use of this methodology by such companies is not common.. This work in question was performed to propose guidelines for the implementation of the methodology in small and medium-sized businesses food companies, in order to facilitate this process. The guidelines were proposed after a case study where a medium-sized producer of roasted and ground coffee has decided to implement the methodology without expert help. These guidelines were divided into nine steps to facilitate the implementation of the methodology, five steps are the basic steps of Six Sigma and the other four are additional steps. The main factors for the successful implementation were the participation of senior management, the staff commitment and the communication between those responsible. The Six Sigma methodology did not possess a rigid structure for the use of specific tools and could be adapted to the reality of each company. This flexibility meant that its implementation was not as complicated as expected.
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Data de Publicação
2015-12-16
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