Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Cazarini, Edson Walmir
Zanon, Lucas Gabriel
Título em Português
Metodologia Lean Seis Sigma aplicada na indústria de bens de consumo
Palavras-chave em Português
DMAIC
Melhoria contínua
Ishikawa
OEE
Resumo em Português
O mercado está se tornando a cada ano mais competitivo e os clientes mais exigentes. Consumidores encontram diversos produtos de diferentes preços e diferentes níveis de qualidade. Neste cenário não basta apenas ter um produto de qualidade ou de baixo preço para superar a concorrência, é necessário atender aos dois requisitos. Para isso, as empresas têm investido fortemente na melhoria contínua de seus processos para reduzir seus desperdícios causados por não conformidades, o que representam altos custos para a companhia. Este trabalho apresentará diversas ferramentas das metodologias Lean e Seis Sigma utilizadas para projetos de melhoria contínua em fábricas de diversos ramos, buscando manter a competitividade dos produtos e produzindo sempre com menor desperdício e maior qualidade. O trabalho mostrará também a aplicação prática, em uma fábrica de bens de consumo, de algumas das ferramentas e técnicas. O trabalho aplicado será guiado pelo método ”DMAIC” que auxilia na identificação, solução e controle dos problemas e buscará reduzir as perdas e tempo de ciclo de um determinado produto. Ao final, o trabalho mostrará que é possível obter resultados significantes com esta metodologia e alcançará uma redução de 55% do tempo de ciclo e a redução em 45% das perdas de um produto através da aplicação das ferramentas apresentadas.
Título em Inglês
Lean Six Sigma methodology applied in industry
Palavras-chave em Inglês
Continuous Improvement
Resumo em Inglês
The market is becoming more competitive each year and customers are more demanding because they have several options to buy. In this scenario it is not enough just to have a quality product or a low price to overcome the competition, it is necessary to meet both requirements. For this, companies have invested heavily in the continuous improvement of their processes to ensure product quality and reduce product costs and process wastes. This monography presents several tools of the Lean and Six Sigma methodologies used for projects of continuous improvement in consumer goods factories, seeking to maintain the competitiveness of the products, always producing with lower cost and higher quality. The work also shows the practical application in a consumer goods factory of some of the tools and techniques. The applied work was guided by the DMAIC method that assists in the identification, solution and control of the problems and sought to reduce the losses and cycle time of a product. In the end, the monograph will show that it is possible to obtain significant results, in this case, a 55% reduction in cycle time and a 45% reduction in product losses through the application of the presented methodologies.
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Data de Publicação
2019-05-07
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