Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Espôsto, Kleber Francisco
Bozutti, Daniel Fernando
Título em Português
Demand Driven Supply Chain: uma revisão teórica e um estudo de caso
Palavras-chave em Português
Demand Driven Supply Chain DDSC
Resumo em Português
O presente trabalho de conclusão de curso originou-se de uma iniciação cientifica no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos que teve duração de um ano. Trata-se de um estudo sobre a gestão de cadeias baseada na demanda. O objetivo do estudo é detalhar conceitos sobre a gestão de cadeias baseada na demanda e entender os desafios das empresas situadas nesse ambiente, além de entender quais vantagens estratégicas as empresas de outros ramos buscam que podem ser encontrados em uma DDSC (Demand Driven Supply Chain). Para atingir os objetivos, foi realizada a revisão bibliográfica e dois estudos de caso, um realizado em uma empresa de bens de consumo rápido e o outro realizado em uma empresa de um ramo onde o modelo de gestão não se faz competitivo. Os resultados mostraram os desafios e dificuldades que as empresas de bens de consumo rápido enfrentam e também que existe um indício de que esse modelo de gestão pode no futuro se tornar competitivo em ramos diferentes.
Resumo em Inglês
The present work of conclusion of course was originated based on a scientific initiation on the Department of Production Engineering of the School of Engineering of São Carlos, during one year. The study is about demand driven supply chains. The objective of the study is to detail concepts of the management of demand driven supply chain and understand the challenges of the companies located on this environment, beside understanding what strategic advantages the companies of other branches search that can be found in a DDSC (Demand Driven Supply Chain). In order to reach these objectives, it was conducted the literature review and two case studies, one in a company of fast consumer goods and another that is inserted in a branch where this model is not considered competitive. The results shows the challenges and the difficulties that the companies of fast consumer goods face and that there is a hint that this model of management can become competitive in the future.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-05-03
Número de visitas
591
Número de downloads
255
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.