Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Amaral, Daniel Capaldo
Campese, Carina
Título em Português
Project-based learning como uma abordagem para o desenvolvimento de inteligência emocional na EESC
Palavras-chave em Português
Aprendizagem baseada em projeto
Inteligência emocional
Habilidades sociais
Educação de engenharia
Ensino superior
Resumo em Português
A mudança no paradigma do mercado de trabalho exige cada vez mais que os trabalhadores dominem a inteligência emocional, no entanto, o ensino superior parece não ter se adaptado à mudança, originando uma lacuna entre as habilidades desenvolvidas nos alunos e o que o mercado de trabalho precisa. A abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) é uma tendência entre as melhores universidades do mundo em um esforço para fechar a lacuna existente. Este artigo identificou que há uma lacuna entre as habilidades e competências ensinadas na Escola de Engenharia de São Carlos e as habilidades e competências que um engenheiro do século XXI deve possuir para ter sucesso. Além disso, concluiu-se que os alunos adquirem através de aulas o que os professores acham que são as habilidades mais importantes para o sucesso no local de trabalho, no entanto, a priorização dos professores muitas vezes não está em linha com o que o mercado de fato precisa, justificando a lacuna. Quanto à eficácia da abordagem Project-based learning em endereçar o problema, os resultados observados não foram significativos, no entanto, direcionalmente percebe-se que os envolvidos com PBL têm uma percepção mais otimista quanto ao desenvolvimento de habilidades prioritárias no mercado de trabalho do século XXI.
Título em Inglês
Project-based learning as an approach to the development of emotional intelligence
Palavras-chave em Inglês
Project-based learning
Social skills
Emotional intelligence
Engineering education
Higher education
Resumo em Inglês
The workplace has changed and emotional intelligence is now been more required. However, it seems that higher education institutions are failing to develop this skills in their students, leaving a gap between what is developed and what is actually necessary to succeed in the new workplace. Project-based learning (PBL) approach is a tendency embraced amongst the best universities in the world as efforts to close the existin g gap. This article has identified that there is a gap between the abilities and competencies taught in the Engineering School of São Carlos classes and the abilities and competencies an engineer of the XXI century must possess in order to succeed. Besides, it was concluded that the students acquire through classes what professors think are the most valuable skills to perform in the workplace however the teachers perceptions are not aligned with what the jobs need, explaining the existence of this gap. In order to show if PBL is effective at closing the gap, results were not significant even though it seems that teacher and students involved with this approach have a perception more optimistic over the acquisition of prioritized skills.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Astolfi_Bruna_tcc.pdf (1.40 Mbytes)
 
Data de Publicação
2018-05-03
Número de visitas
637
Número de downloads
235
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.