Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Canale, Lauralice de Campos Franceschini
Tobar, Raul Julian Revelo
Título em Português
Estudo de viabilidade de se enquadrar uma loja virtual de copos produzidos a partir de garrafas de vidro em uma bolsa de empreendedorismo social
Palavras-chave em Português
Empreendedorismo social
Marketing digital
Reutilização vidro
Logística reversa
Resumo em Português
O conceito de empreendedorismo social tem ganhado força nos últimos anos, dada as constantes crises sociais que o mundo vem passando e muitas dessas iniciativas são fomentadas pelas universidades públicas. Só no Brasil, no primeiro trimestre de 2019 registrou-se aproximadamente doze milhões e seiscentos mil desempregados, outro dado alarmante é que cada cidadão nacional gera cerca de 1Kg por dia de resíduos sólidos. Dentre estes resíduos sólidos destaca-se o vidro que é, teoricamente, 100% reciclável, porém o Brasil recicla cerca de 45% de vidro apenas, ficando muito distantes de países como Alemanha e Suíça que reciclam cerca de 90% do vidro utilizado em seus respectivos países. Apesar disso, algumas pequenas iniciativas são tomadas por pessoas realmente dispostas e uma delas é Rubens Henrique de Carvalho Maria, estudante do curso de Engenharia Mecatrônica na Escola de Engenharia de São Carlos, que desenvolveu um método que transforma garrafas de vidro em copos. Além disso, é possível notar uma mudança de comportamento do ser humano diante dos avanços tecnológicos e explosão das redes sociais, fazendo que as pessoas em geral direcionem cada vez mais sua atenção para os celulares e computadores. Tendo em vista este cenário, o marketing digital vem tendo um crescimento exponencial, com o surgimento de inúmeras lojas virtuais, com estratégias e mídias digitais cada vez mais sofisticadas. Analisando esse contexto, o presente trabalho tem o intuito de fazer um estudo de viabilidade de se enquadrar uma loja virtual de copos produzidos a partir de garrafas de vidro utilizando o método de Maria (2019) em uma da bolsa de empreendedorismo social. Além disso, o estudo trata da política de resíduos sólidos, relata a importância da coleta seletiva e reciclagem mostrando os panoramas nacionais e internacionais e elabora um plano estratégico de marketing digital para a loja virtual.
Palavras-chave em Inglês
Social entrepreneurship
Digital marketing
Glass reuse
Reverse logistics
Resumo em Inglês
The concept of social entrepreneurship has grown in recent years, given the constant social crises that the world is going through and many of these social entrepreneurship initiatives are encouraged by public universities. Only in Brazil, in the first quarter of 2019, there were approximately twelve million and six hundred thousand unemployed, another alarming fact is that each national citizen generates about 1kg per day of urban solid waste. Among these urban solid waste stand outs the glass that is theoretically 100% recyclable, but Brazil recycles about 45% of glass only, much less than countries like Germany and Switzerland that recycle about 90% of the glass used in their countries. Despite this, some small initiatives are taken by willing people and one of them is Rubens Henrique de Carvalho Maria, a student of the Mechatronics Engineering at the São Carlos School of Engineering, who developed a method that turns glass bottles into glasses. Furthermore, it is possible to notice a change in human behavior in the face of technological advances and the explosion of social networks, causing people in general to focus more and more on mobile phones and computers. Thus, digital marketing has been growing exponentially, with the emergence of numerous ecommerces, with increasingly sophisticated digital media and strategies. Analyzing this context, the present work intends to make a feasibility study to fit an ecommerce of glasses produced from glass bottles using the method of Maria (2019) in one of the social entrepreneurship scholarship. In addition, the study addresses the solid waste policy, reports the importance of selective collection and recycling showing the national and international views and elaborates a strategic digital marketing plan for ecommerce.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2020-04-01
Número de visitas
329
Número de downloads
178
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.