Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Martinez, Luciana Bolzan Agnelli
Santos, Artur Valadares de Freitas
Título em Português
Desenvolvimento de dispositivo assistivo: higiene oral na paralisia cerebral
Palavras-chave em Português
Projeto de engenharia
Deficiência
Tecnologia assistiva
Paralisia cerebral
Co-design
Resumo em Português
Este trabalho tem como objetivo apresentar um dispositivo assistivo para auxiliar a higiene oral em usuário infanto juvenil com Paralisia Cerebral por meio do processo de criação da solução conceitual e avaliação preliminar de satisfação do usuário. A deficiência se apresenta sob diferentes enfoques na sociedade, oriundas em geral, do envelhecimento populacional, doenças crônicas, acidentes que resultem em sequelas permanentes ou temporárias. Dessa forma, para realização de atividades terapêuticas e cotidianas de forma autônoma buscando a qualidade de vida e a inclusão social, essa população comumente necessita de algum tipo de auxílio físico. Os dispositivos assistivos se enquadram como parte dessa solução, apesar disso apresentam elevado grau de abandono, por parte dos usuários, decorrentes de produtos que apresentam falta de eficiência no uso, elevado preço e/ou não se encaixam no contexto cultural. Em se tratando de produtos customizados e personalizados, a abordagem de projeto via co-design ou projeto participatório é fundamental dentro do ciclo de desenvolvimento do produto, especificamente nas atividades relacionadas com a definição do problema e sua concepção. Por isso, esse trabalho apresenta as fases de projeto informacional e conceitual para gerar uma solução viável para usuários infanto juvenis que atenda a higiene oral. De forma complementar foram geradas duas versões da solução conceitual transformada em um protótipo funcional, que foi analisado por meio de um sistema de avaliação da satisfação com a Tecnologia Assistiva, através do instrumento Quebec User Evaluation of Satisfacion with Assistive Tecnology (B-QUEST – 2.0). Como resultado dessa pesquisa, pode-se observar que o uso de ferramentas de projeto, como a casa da qualidade (HoQ) em conjunto com a técnica TRIZ, análise funcional e FMEA conjugado com a análise morfológica possibilitou a geração de uma solução conceitual mais assertiva e em um tempo menor. Corroborando com os resultados do B-QUEST (2.0) pode-se observar, que ao final do projeto, foi possível a obtenção de um protótipo funcional, barato e útil as necessidades do usuário que apenas foi possível devido uso das ferramentas citadas.
Palavras-chave em Inglês
Engineering design
Disability
Assistive technology
Cerebral palsy
Resumo em Inglês
This paper aims to present an assistive device to assist oral hygiene in children and adolescent with Cerebral Palsy through the process of creating the conceptual solution and preliminary user evaluation of satisfaction. The disability presents itself under different approaches in society, generally arising from population aging, chronic diseases, accidents that result in permanent or temporary sequelae. Thus, in order to perform therapeutic and daily activities autonomously seeking quality of life and social inclusion, this population needs some kind of physical assistance. Assistive devices are part of this solution, although they have a high degree of abandonment by users, due to products that are inefficient in use, expensive and / or do not fit the cultural context. When it comes to customized products, the design approach via co-design or participatory design is essencial within the product development cycle, specifically in activities related to problem definition and design. Therefore, this paper presents the informational and conceptual design phases to generate a viable solution for children and youth users that meets oral hygiene. In complementary way, two versions of the conceptual solution transformed into a functional prototype were generated and analyzed using a Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology (B-QUEST 2.0). As a result of this research, it can be observed that the use of design tools, such as the Quality of House (HoQ) in conjunction with the TRIZ technique, functional analysis and FMEA combined with the morphological analysis, enabled the generation of a more assertive conceptual solution. and in a shorter time. Corroborating with the results of B-QUEST (2.0) it can be observed that at the end of the project, it was possible to obtain a functional prototype, cheap and useful to the user's needs that was only possible due to the use of the mentioned tools.
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Data de Publicação
2020-04-01
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